Locação

Saiba calcular o reajuste do seu aluguel

IGP-M é o índice responsável por regular os valores cobrados em contratos de aluguel. Desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice é utilizado em todo o Brasil, servindo como base para calcular os reajustes das parcelas a serem pagas por inquilinos.

Todo contrato de locação residencial deve ser submetido ao cálculo do índice IGP-M, realizado e divulgado mensalmente pela própria FGV que leva em consideração uma série de variantes do mercado imobiliário.

O objetivo deste medidor é oferecer uma referência para a correção de contratos de aluguel, chegando a valores justos para ambas as partes, ou seja, tanto para proprietários quanto para inquilinos.

O IGP-M é o índice responsável por regular os valores cobrados em contratos de aluguel, sendo calculado mensalmente pela FGV .

O cálculo
Conforme anunciado pela FGV, entre os meses de agosto de 2011 a julho de 2012, o IGP-M registrou variação acumulada de 6,67%. O reajuste dos contratos de locação com aniversário em agosto, portanto, deverá seguir essa variação.

Para exemplificar a situação, uma casa ou apartamento alugado no valor de R$ 1.200 até julho, sofre variação no valor das parcelas, passando a custar R$ 1.280,04 mensais, a partir de agosto (pelos próximos 11 meses).
Para calcular o novo valor do seu contrato de aluguel, basta multiplicar o fator do reajuste pelo valor de locação vigente até julho. O resultado será respectivo ao novo valor cobrado nas parcelas do aluguel, a ser pago no mês seguinte.

O fator de reajuste é disponibilizado gratuitamente em uma tabela no site da FGV. Os dados são constantemente atualizados e podem ser acessados através do link: www.portalbrasil.net/igpm.htm.

No endereço eletrônico são encontrados índices percentuais, ano após ano e também com os valores acumulados. Dessa forma, calcular o reajuste de seu contrato de aluguel torna-se uma tarefa muito mais fácil e prática.

Fonte: InfoMoney.