Locação Mercado

Reajuste do aluguel registado em março é o mais baixo desde 2007

O índice no reajuste do aluguel residencial registrado até março de 2013 foi o mais baixo, desde dezembro de 2007. De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), a alta no acumulado de 12 meses foi de apenas 7%. Já na comparação entre fevereiro e março mostrou que houve um aumento de 0,1% nos contratos do novo aluguel.

O reajuste também foi menor do que o registrado no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), sendo que, no acumulado de 12 meses, esse índice teve alta de 8,06%.

Conforme mostrado nos dados do Secovi-SP, o reajuste do aluguel vem caindo desde maio do ano passado e segue com a tendencia de ficar, cada vez, mais próximo do IGP-M.

Imóveis mais procurados

A pesquisa do Secovi-SP mostrou que, no mês de março, os imóveis de um dormitório foram os que mais sofreram variação no reajuste do aluguel novo, totalizando crescimento de 0,2% na comparação com fevereiro.

 

Dados do Secovi-SP mostram que a alta acumulado do reajuste de aluguel foi de apenas 7%

Imóveis com um e dois dormitórios também apareceram na pesquisa, com variação no reajuste de 0,1%. Em contrapartida, residências com três dormitórios não tiveram ajuste.

Garantias de aluguel

No período avaliado, a opção do fiador destacou-se como a garantia de aluguel preferida dos locatários, ficando responsável por 47,5% das contratações. O segundo lugar foi para o depósito de até três meses de aluguel (32%), seguido pelo seguro-fiança (20,5%).

Tempo de espera

Além disso, os dados levantados pelo Secovi-SP indicaram uma maior preocupação do consumidor em relação à procura por imóveis para alugar. Isso porque o Índice de Velocidade de Locação (IVL) registrado em março indicou um leve aumento, sendo: de 13 e 31 dias para casas e sobrados e, de 18 a 38 dias para apartamentos.

Quem tiver mais interesse a respeito do setor de aluguel do mercado imobiliário pode acessar a página de estatísticas do site Agente Imóvel, clicando aqui. Os dados oferecem informações valiosas sobre casas e apartamentos para aluguel nas principais cidades brasileiras. Acesse e confira!