Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

Obras do Porto Maravilha elevam preços de locação e venda no Rio de Janeiro

Apenas com a primeira fase de reformas concluída, a operação de revitalização da Zona Portuária carioca, Porto Maravilha, já foi capaz de mexer com o valor de aluguel e venda de casas e apartamentos no Rio de Janeiro.

Durante a primeira etapa do projeto, R$ 139 milhões foram investidos para reurbanizar as vias da região, o que garantiu um aumento de 20% nos preços cobrados pelos imóveis no local.

A alta foi registrada durante os últimos seis meses, mas há tempos vem causando dores de cabeça para os inquilinos da zona portuária e arredores. Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis, já em 2011 havia sido registrado um crescimento de 65,9% nos custos do metro quadrado em imóveis de dois dormitórios no centro da cidade.

Em contrapartida, as obras têm sido motivo de alegria para os proprietários, já que a primeira etapa do projeto foi responsável por melhorar o clima no local, favorecendo a circulação de pessoas, organizando o fluxo de carros e, consequentemente, valorizado todo o mercado imobiliário da região.

Mega reforma na Zona Portuária do Rio de Janeiro faz custos subirem na região.

Mesmo com a resistência de alguns inquilinos, a tendência é que a procura por imóveis na Zona Portuária continue a crescer, assim como os seus preços. Entre as previsões, o esperado é que a população do bairro dispare de 20 mil habitantes para 100 mil até o ano de 2020. Além disso, de acordo com o Sindicato de Habitação, estima-se que ainda haja alta de 27,7% no valor da venda e 96,4% no preço de locação do metro quadrado.

Sobre o Porto Maravilha

O projeto Porto Maravilha prevê a utilização de mais de R$ 8 bilhões em obras, visando a revitalização das ruas e infraestrutura da Zona Portuária carioca. A iniciativa inclui a abertura de túneis e galerias subterrâneas e inauguração de museus, além da renovação das redes de água, luz, esgoto, drenagem, iluminação, pavimentação e calçadas da região.

Em sua primeira fase, foram revitalizadas 24 ruas da Saúde, Gamboa e Morro da Conceição e dado início à construção de quatro novos túneis. Já a data de término do projeto está prevista para o final de 2016.

Fonte: O Dia.