Comprador Financiamento Mercado Venda

Imóvel como fonte de investimento

Imóveis viram fontes lucrativas de investimento.

Para muitos, possuir um imóvel próprio sempre foi considerado sinônimo de segurança e tranquilidade. Mas, além de estabilidade financeira, a aquisição de um patrimônio pode, ainda, se transformar em uma opção atraente para quem pensa em obter lucros através de um imóvel.

Prova disso é que muitos investidores têm visto a aquisição de casas e apartamentos como uma opção segura para investir seu capital e gerar rentabilidade. Mesmo com o forte aumento nos preços de imóveis no Brasil, registrado entre 2008 e 2011, a busca por novos empreendimentos foi impulsionada em diversas cidades do país.

Entre os fatores que contribuíram para essa procura, está a escassez na oferta de imóveis e, principalmente, a queda registrada na bolsa de valores.

A desvalorização no mercado acionário tem sido o principal motivo para que inúmeros investidores se interessem por empreendimentos imobiliários e, consequentemente, movimentem o setor em busca de negociações aparentemente mais sólidas e com riscos reduzidos.

O número de vendas de imóveis tem crescido, principalmente em locais onde os preços ainda encontram-se abaixo da média nacional. As poucas opções de imóveis disponíveis para aluguel, o desenvolvimento da infraestrutura nas cidades e a constante busca por qualidade de vida dos moradores são outros dos fatores responsáveis por atrair investidores para o segmento imobiliário.

Eventos, como as Olimpíadas 2016 e a Copa do Mundo 2014, são apenas alguns exemplos de investimentos que já estão contribuindo para o crescimento da demanda e aumento nos preços dos imóveis no RJ e outras cidades brasileiras.

A ampla oferta de crédito à população também é responsável por manter o mercado aquecido, colaborando para que a tendência de crescimento do setor continue em alta.

Entre as principais vantagens dos investimentos realizados em imóveis, a possibilidade de valorização do patrimônio e os rendimentos adquiridos através da locação são apenas alguns dos benefícios. O dinheiro obtido por meio do aluguel é um dos recursos mais adotados por quem procura uma forma de complementar sua renda financeira.

Porém, mesmo servindo como uma fonte lucrativa, o investimento imobiliário também possui seus riscos.
Entre eles, a ausência da garantia sobre a valorização do imóvel e o fato de que caso o investidor precise de dinheiro com urgência, a casa ou apartamento em questão ainda levará certo tempo até ser vendido.

No Brasil, apesar de seu grande potencial de crescimento, o mercado imobiliário não ultrapassa 1% do PIB(Produto Interno Bruto) nacional. O que faz dos investimentos em imóveis um ramo promissor, porém, ainda pouco explorado.