Comprador Financiamento Mercado Venda

Guia de compra em Feirão de Imóveis – 2

Feirão e Salão de Imóveis: como escolher a casa ou apartamento ideal

[tweetmeme] A compra de casasapartamentos em Feirões ou Salões de Imóveis exige cuidados, envolvendo o financiamento do bem e, até mesmo, a escolha do imóvel, propriamente dito.

Como se não bastassem todas as recomendações sobre prazos, comprovação de renda e taxas de juros, o comprador também deve estar atento a características do imóvel escolhido, analisando desde o valor da propriedade à qualidade de suas instalações.

Preços de imóveis
Antes de fechar negócio em um Feirão ou Salão de imóveis, pesquise sobre a média de preços de outras casas e apartamentos semelhantes ao escolhido por você. Para isso, confira os valores junto a imobiliárias, corretores e, até mesmo, com outros proprietários de imóveis à venda no mesmo prédio, condomínio ou região onde a casa ou apartamento que você pretende comprar está localizado. A pesquisa deverá servir como parâmetro de comparação para que o comprador descubra qual é a média de preço ideal da casa ou apartamento selecionado por ele.

Desocupação do imóvel
Apesar do bem já estar sendo comercializado em um Feirão ou Salão de Imóveis, existe a possibilidade da propriedade ainda estar sendo ocupada por seus antigos proprietários – o que pode ser informado pelos representantes do banco. Isso acontece porque, em alguns casos, o bem é tomado pelo banco e colocado à venda, mesmo sem antes ter sido desocupado.

Nesse tipo de situação, é aconselhável desistir do imóvel em questão ou ir conversar diretamente com o antigo morador para que ele o desocupe. Caso haja brigas ou relutância sobre a desocupação do bem, pode-se recorrer a um processo de retirada judicial. A medida, porém, é pouco indicada e pode ser encarada como um prejuízo, já que incluirá despesas desnecessárias, a começar pelos honorários de advogados.

Dívidas pendentes
Certifique-se de que a casa ou apartamento que você pretende comprar não possui dívidas pendentes, como taxas de condomínios e IPTU. Essas despesas devem ser quitadas pelo vendedor do imóvel ou pelo próprio banco, caso contrário, eles ainda terão o bem como garantia e poderão trazer problemas para o novo comprador.

Para evitar transtornos, esclareça tudo por escrito, registrando a obrigação do pagamento das dívidas na proposta de compra ou no contrato do imóvel.

Vistoria do imóvel
A compra de casas e apartamentos adquiridos por meio do financiamento realizado em Feirões e Salões não foge à regra, ou seja, não dispensa a vistoria detalhada do imóvel à venda.

O interessado deve analisar as condições da construção (como a pintura das paredes, funcionamento da rede elétrica, qualidade do piso, entre outros) e a presença de itens ou móveis que também irão fazer parte da negociação. Feito isso, tudo deve ser listado em um documento e assinado pela empresa que está vendendo a casa ou apartamento, pois só assim o comprador poderá reclamar e exigir seus direitos.

Seguindo essas recomendações e ficando atento a outras dicas sobre a compra de casas e apartamentos em Feirões ou Salões de Imóveis, a realização do seu negócio tem tudo para se tornar ainda mais fácil e simples, restando apenas a tarefa de escolher entre as opções de imoveis no RJ ou em outras localidades de sua preferência.[fblike style=”standard” showfaces=”false” verb=”recommend” font=”arial”]