Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

Expansão urbana dá origem a novos empreendimentos

Se para uns, o avanço de grandes cidades é encarado como uma espécie de escassez de possibilidades, para outros, é justamente esse o diferencial de sucesso para a criação de novos empreendimentos.

Não são poucos os casos de novos empreendedores que estão lucrando em cima de mercados, até então, tidos como sobrecarregados. A questão, porém, tem sido a busca por oportunidades encontradas somente em grandes cidades, como por exemplo, São Paulo.

No setor imobiliário, por exemplo, há quem trabalhe apenas para encontrar áreas disponíveis para a construção de prédios comerciais e residenciais. A tarefa consiste em encontrar espaços onde, aparentemente, não é possível construir mais nada.

Mesmo com as dificuldades, os profissionais garantem a rentabilidade da atividade. Isso porque o preço do metro quadrado para a venda de imóveis tende a ser superior ao valor médio cobrado nas regiões, já que os pontos tendem a ser localizados em áreas estratégicas e de fácil acesso.

O segredo para o êxito de novos empreendimentos em grandes cidades pode estar na tentativa de criar serviços capazes de tornar a vida nos centros urbanos mais fácil e prática.

O avanço de grandes cidades tem sido encarado como o diferencial de sucesso para a criação de novos empreendimentos | Via: Flickr.

Prova disso é a empresa ResolveAí, desenvolvida pelos cariocas Rafael Kaufmann, de 28 anos, e Gabriel Silva, de 30. Simples e eficiente, o negócio consiste em oferecer um aplicativo para chamar táxis pelo celular, ideal para quem vive em centros urbanos e depende desse tipo de transporte.

A oportunidade, nesse caso, nasceu justamente de alguns dos maiores problemas encontrados em grandes capitais: a segurança e a acessibilidade. O serviço se baseia em um contrato com cooperativas de táxi e o auxílio da tecnologia GPS para a localização do carro mais próximo. Os resultados da iniciativa foram responsáveis por favorecer a rotina de clientes e taxistas, com a expectativa de, até o final de 2012, intermediar 1 milhão de corridas por mês.

O crescimento das cidades, em todo o Brasil, tem originado novas oportunidades de negócios diferenciados. A estimativa é de que, em 2025, mais de 90% dos brasileiros estejam vivendo em zonas urbanas, incentivando o crescimento de forma mais acelerada.

Para completar, dados do IBGE apontam que, atualmente, existem 38 municípios com mais de 500.000 habitantes no Brasil, destacando cidades que vêm crescendo muito rapidamente. Entre elas, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, cuja população é de aproximadamente 600.000 pessoas (20% a mais do que há dez anos).

O crescimento populacional, logo, é um dos fatores responsáveis por pressionar a infraestrutura das grandes cidades, favorecendo a expansão de novos e antigos empreendimentos. A vantagem aqui, portanto, está na grande concentração de consumidores em um espaço relativamente pequeno.

Fonte: Exame.