Construtora Mercado

Ofereça as compradoras de imóveis o que elas mais desejam em um empreendimento

Ofereça o que as compradoras de imóveis desejam

As mulheres têm um papel decisivo quando o assunto é a compra ou o aluguel. Isso porque, além de serem maioria na hora da procura por bens, mesmo quando casadas (65% das compradoras) ou namorando, é a compradora de imóveis quem costumam dar a palavra final no momento da decisão de compra.

É fato que homens e mulheres que estão pensando em comprar uma casa, têm preferências e valorizam pontos diferentes em relação aos aspectos principais do local, por exemplo, as prioridades são outras e, se o casal tiver filhos, isso pode mudar mais ainda.

A vantagem é que com tudo isso exposto, é possível acertar mais na hora de criar projetos e até mesmo escolher quais pontos fortes do imóvel serão anunciados em flyers ou banners na internet. Ou seja, saber o que as compradoras buscam e trabalhar com isso para aumentar suas chances de sucesso ao vender imóveis.

Quais perfis de empreendimentos as compradoras mais buscam?

imagem aérea de construção

As preferências em relação a empreendimentos imobiliários são muito particulares, portanto é difícil definir ao certo o que um grupo de pessoas específico (no caso as mulheres) deseja de maneira geral. Entretanto, com base em alguns estudos de mercado é possível chegar a algumas conclusões cruciais para um planejamento de construção e divulgação.

Veja abaixo alguns exemplos do que elas mais esperam e querem ver em um imóvel e aplique em seus empreendimentos e publicidade sempre que possível!

Área útil

piscina área externa

É comum que os homens se preocupem mais com a presença de salão de jogos, quadras, churrasqueiras e piscinas, o que não é priorizado pelas consumidoras. Elas se preocuparão com o lazer e algo que possa unir a família e proporcionar boas atividades, porém, estarão mais atentas às condições dos locais e à segurança que proporcionam, principalmente se crianças da família forem morar por lá também.

Playgrounds com brinquedos muito altos ou itens de madeira, que podem ter farpas e pregos soltos, não são bem vistos por mães, por exemplo, e inclusive podem estar fora da lei. Atente-se a isso e invista em opções seguras, de plástico e certificadas por órgãos responsáveis, como o Inmetro.

Resumidamente, ainda que uma grande gama de opções de lazer encham os olhos de muitos compradores, as mulheres preferem menos possibilidades, desde que ofereçam segurança, qualidade e um bom acabamento para a utilização.

Funcionalidade

planta de empreendimento imobiliário

Por terem um pensamento mais cuidadoso sobre o futuro na residência nova, as mulheres dão muito valor à praticidade e funcionalidade dos itens presentes no imóvel. Muita importância é dada, por exemplo, aos armários e suas divisões, pois será necessário acomodar todos os pertences de maneira prática e eficiente para o uso diário.

Portas de correr são um caso a parte. Embora bonitas, podem vir a deteriorar ou empenar (se feitas em madeira) mais rapidamente do que as de dobradiça. Outro ponto são os móveis embutidos, na cozinha e nos quartos. A quantidade de armários é muito levada em conta por elas na hora da decisão, mas não podem reduzir muito os cômodos!

Apostar em pisos frios também é uma boa oportunidade para conquistar as compradoras de imóveis, principalmente na lavanderia e cozinha. Isso facilita a limpeza, mesmo que não seja feita pela mulher, e permite mais tempo livre para a família aproveitar em outras atividades — ponto muito priorizado pelas mulheres.

Localização

mapa urbano

Ao escolher um imóvel, as mulheres pensam em funcionalidade também relacionada à localização do empreendimento. Quanto mais próximo de grandes centros, com comércios para compras rápidas ou necessidades básicas como supermercados de qualidade, mais atraente o empreendimento será para o sexo feminino.

Dessa maneira, não precisarão perder muito tempo do dia se dirigindo até os locais e poderão fazer grande parte das compras básicas a pé, sem pegar o carro. Isso também gera uma economia expressiva com combustível.

Além disso, ter serviços por perto toca em outra questão: a segurança. Com mais comércios à volta do imóvel, há mais vigilância e iluminação durante o dia e, em certos casos, até à noite. Essa questão é importante não só para as mulheres, mas também para toda a família, que pode ficar mais tranquila ao voltar tarde de uma festa, da faculdade ou do trabalho.

Em termos de localização, outra preocupação presente é a proximidade das principais vias de acesso, pois locais situados em áreas muito internas ao bairro podem dificultar a locomoção, oferecendo somente vielas estreitas e caminhos mais difíceis e, às vezes, perigosos.

Ter acesso às avenidas maiores, como os corredores entre regiões, facilita a ida ao trabalho e a outros locais, e é algo que pode influenciar na decisão de compra. Considere todos esses quesitos ao escolher terrenos para construir seu empreendimento. 

Preços

mulher contando moedas

Todos os valores para a aquisição e manutenção do imóvel precisam ser justos e valer os investimentos. Aluguel e condomínio, por exemplo, influenciam na decisão delas, além do valor do imóvel em si. No caso do condomínio, a taxa mensal deve fazer jus àquilo que é oferecido aos moradores em termos de opções, qualidade e segurança, como já mencionado acima.

O valor do imóvel deve ser diretamente relacionado à região onde está. Se ela procura uma região específica pois sabe que encontrará um imóvel com valor menor, uma opção que exceda muito o esperado pode ser totalmente dispensada no ato. Esse custo também precisa ser aplicável se considerada a metragem da unidade.

Um imóvel maior é um desejo comum, mas não pode ser exorbitantemente caro, enquanto um bem menor deve também seguir as diretrizes de preço do mercado — ao procurar uma casa de tamanho reduzido, espera-se pagar menos —, caso contrário, também não será escolhido.

Veja imóveis à venda no portal Agente Imóvel e seu comparativo com o mercado local.  

Leve em conta que, antes de fechar qualquer negócio, as mulheres analisam todas as opções próximas e até mesmo aquelas que podem não atender a todos os requisitos, mas que sejam mais viáveis em algum dos termos mencionados acima.

Portanto, tente atender ao máximo as necessidades delas, assim seu imóvel será mais bem visto e terá mais chances de conquistar o público feminino. Preocupe-se com o acabamento durante todas as fases de projeto, pense bem no tamanho dos cômodos e foque muito em segurança e localização. A beleza da unidade é muito importante, mas nada encherá os olhos delas se não parecer uma boa opção para a família.

Focar na compradora de imóveis é garantia de sucesso para construtoras e incorporadoras! Gostou do artigo? Visite a categoria ‘construtora’ e acompanhe outros artigos focados no seu negócio.