Locação

Aluguel por Temporada em Alta no Rio de Janeiro

Busca por aluguel por temporada no Rio de Janeiro segue em alta

As festas de natal e revéillon de 2011 foram responsáveis por aquecer o setor de aluguel por temporada no Rio de Janeiro. De acordo com o CRECI/RJ, só na capital do estado a procura por imóveis para alugar no período teve alta de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A oferta de casas e apartamentos, assim como os preços das diárias, porém, mostraram-se tímidas, registrando aumento de apenas 10%. O fato pode ser explicado devido à procura pela locação ter atingido o mercado imobiliário carioca de surpresa.

Segundo o delegado do CRECI/RJ, Laudiniro Cavalcanti, a cidade não esperava um crescimento tão rápido em relação à locação de imóveis por temporada, mas felizmente, já se encontra superlotada de turistas estrangeiros e domésticos.

O aumento da procura por apartamentos e casas para alugar no RJ fez com que muitos moradores da cidade optassem por oferecer suas próprias residências ou, até mesmo, alguns de seus cômodos para locação.

A alternativa mostrou-se uma oportunidade vantajosa para inúmeros cariocas, que enxergaram no aluguel por temporada uma fonte de renda lucrativa.

Regiões mais disputadas

A pesquisa realizada pelo CRECI/RJ registrou aumento de 35% na procura por imóveis para locação durante a época de natal e revéillon em Angra dos Reis e na Costa Verde do Rio de Janeiro. Especificamente em Paraty, a demanda mostrou crescimento de 20%.

Em comparação com o mesmo período em 2010, os valores dos imóveis, com três dormitórios e próximos à praia de Armação dos Búzios, apresentaram queda de 10%. Já em Saquarema, a oferta teve alta de 10% a 20%.

Na região serrana do estado, Teresópolis e Petrópolis registraram diminuição de 50% e 15% na procura por parte dos turistas, respectivamente. A explicação deve-se à insegurança causada pelas chuvas que provocaram enchentes e deslizamentos nessas regiões, na virada de 2010 para 2011. A oferta de imóveis, porém, continuou a mesma, destacando as comodidades de luxo na cidade de Petrópolis que apresentaram alta de 20% nos preços.

Praia de Ipanema

Cuidados com a locação por temporada

De acordo com o diretor de Locação do CRECI/RJ, Carlos Samuel, a recomendação para quem procura por casas e apartamentos para alugar no Rio de Janeiro é fechar negócio apenas com anunciantes confiáveis. Isso porque, em meio à crescente procura por parte dos turistas, os imóveis devem se tornar cada vez mais disputados, dando espaço para ofertas enganosas ou abusivas.

A solução do problema continua sendo a pesquisa e a avaliação criteriosa das alternativas disponíveis, mostrando, mais uma vez, a importância de se contar com fontes seguras de informação.

Ainda de acordo com o CRECI/RJ, a tendência é que a demanda por casas e apartamentos no Rio de Janeiro continue a crescer e mantenha o mercado imobiliário carioca ainda mais aquecido durante a alta temporada e, principalmente, carnaval.