Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

Forte Crescimento na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Há poucas décadas o crescimento e desenvolvimento econômico e populacional do Rio de Janeiro acontecia na costa litorânea da cidade. Em conseqüência disso, a zona oeste sempre foi uma das mais populosas da cidade.

Essa realidade está se modificando, como demonstram os dados divulgados pelo IBGE a partir do Censo realizado em 2010. Na última década, os bairros da zona oeste cresceram 150%. Assim, dos dez bairros cariocas mais populosos em 2010, sete ficam na zona oeste: Campo Grande (328,3 mil), Bangu (243,1 mil), Santa Cruz (217,3 mil), Realengo (180,1 mil), Jacarepaguá (157,3 mil), Barra da Tijuca (135,9 mil) e Guaratuba (110 mil).

Além de ser uma região com ocupação menor que as demais, outro motivo para o crescimento da Zona Oeste é a realização das Olimpíadas de 2016 na capital carioca, fazendo com que a região seja um dos principais focos de desenvolvimento de obras de infra-estrutura de transportes e de instalações esportivas para os jogos olímpicos.

Esses sete bairros, juntos, receberam cerca de 280 mil moradores. Apesar de Campo Grande ter sido o bairro que mais cresceu, boa parte da população está migrando para as proximidades da Barra da Tijuca, onde os imóveis são mais baratos. Além disso, o bairro que começou a despertar o interesse imobiliário já na década de 70 cresceu 47% nos últimos dez anos. E a tendência é que a região cresça cada vez mais, considerando o grande número de imóveis a venda na Barra da Tijuca.

Outro dado revelado pelo Censo 2010 é que a Zona Oeste concentra o maior número de residências vazias. Camorim, de acordo com o IBGE, possui 41% de casas sem moradores. Em Guaratiba 16% dos domicílios estão vazios.