Decoração Sua Casa

Use os livros na decoração: veja dicas!

Os livros são uma ferramenta poderosa, educam, ensinam, formam opiniões, instruem, compartilham o conhecimento. E, como se não bastasse, são perfeitos para incrementar e dar um toque a mais em qualquer decoração.

Além de tradicionalmente enfeitarem os espaços das estantes e prateleiras, também podem ser usados de outras maneiras. Basta adicionar um pouco de criatividade que o resultado ficará muito interessante. Portanto, trate desencaixotá-los e tirá-los dos armários, porque a tendência é criar uma decoração que tenha a sua cara.

Use os livros como decoração. Foto: Vila do Artesão.

Para começar é fundamental que os livros e revistas escolhidos estejam dentro de um contexto, ou seja, associados com as literaturas de sua preferência. Por exemplo, quem gosta de ler sobre passeios e viagens pode usar o material que tem para melhorar a decoração da sala, deixando o ambiente com um visual mais personalizado.

Os livros também indicam um pouco da história da família, quando a pessoa não mora sozinha. Para isso, basta criar lugares estratégicos que ressaltem um pouco da vida e estilo de cada um. Caso alguém em casa se identifique com temáticas como decoração, moda, arte, arquitetura ou gastronomia, é possível escolher um ambiente social para arrumar livros referentes a esses assuntos.

Uma mesinha no centro da sala, um balcão, em nichos ou mesmo na estante, os livros garantem um charme especial. Uma dica para decorar esses móveis é organizá-los em pirâmides, começando sempre com os volumes maiores na base e ir subindo com outros menores.

Mas vale lembrar, que essa tática realmente funcione e o ambiente fique visualmente mais harmonioso, as lombadas devem ficar à mostra. Além disso, é interessante combinar os livros com outros itens como vasos de flores, porta-retratos, miniaturas e outros artigos decorativos.

As lombadas devem ficar à mostra. Foto: Vila do Artesão.

Outro detalhe: vale ressaltar também é que os exemplares de capa dura são mais resistentes e criam um efeito melhor para enfeitar os lugares. Além dos mais, esse tipo de livro permite inovar a decoração. Como eles têm uma superfície mais dura, dá para enfeitar a parede do home office, por exemplo, com prateleiras de livros. Para chegar nesse resultado, é só prender na parede alguns suportes adequados e então colocar os volumes em cima. A ideia deixa o visual do ambiente bem mais descontraído e original.

Agora, se você está esperando mudar de casa para colocar em prática todas as nossas dicas de decoração, dá um pulinho na nossa página de imóveis à venda. Existem muitas opções de apartamentos por lá, esperando por você!

 

Gostou desse artigo? Então recomendo o post:  Objetos de decoração que toda casa pequena precisa ter

Para mais matérias sobre Decoração, assine nossa Newsletter ou curta nosso Facebook Twitter.