Crédito Imobiliário Dicionário Imobiliário S

SFH – Sistema Financeiro de Habitação

SFH-dicionário-do-mercado-imobiliário-agente-imóvel

O que é SFH

Criado e regulamentado sob a lei 4.380, é o sistema que rege a maioria dos financiamentos de imóveis no Brasil.

Entenda o SFH

O Sistema Financeiro de Habitação é voltado para pessoas de baixa renda que desejam adquirir um financiamento Imobiliário. Nele, a aquisição é feita por meio do empréstimo de recursos do chamado Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que utiliza a Caderneta de Poupança. Um dos diferenciais do SFH é que todos os juros e taxas são tabelados, podendo chegar a até 12% ao ano.

Os financiamentos feitos com base nesse sistema têm algumas restrições. Uma delas é que o valor do imóvel, nos Estados de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais, deve ser, no máximo R$ 750 mil reais. No restante dos estados esse valor é de R$ 650 mil reais.

Além disso, a quitação do imóvel deve ser feita no prazo máximo de 35 anos, ou seja, 420 parcelas. Nesse sistema, o FGTS pode ser utilizado tanto para dar entrada no imóvel, como também, para quitar a dívida ou abater prestações.

Quem pode realizar financiamentos pelo SFH?

Brasileiros com mais de 18 anos de idade, estrangeiros que tenham visto permanente no país ou maiores de 16 anos que tenham sido legalmente emancipados.

Outra exigência é que o proponente não tenha quaisquer restrições no seu nome (SPC, Serasa e etc), bem como esteja em situação regular com a Receita Federal.

Quais as exigências para o imóvel?

Se você deseja financiar o imóvel pelo SFH ele também precisa seguir alguns padrões. Precisa ser residencial e ficar em uma área urbana. Além disso, também é obrigatório que seja registrado no Cartório de Registro de Imóveis

O imóvel deve estar situado na mesma região onde o solicitante reside ou trabalha, e não pode ter sido financiado pelo FGTS nos últimos três anos.

Clique aqui para saber mais sobre Crédito Imobiliário.

Sentiu falta de algum termo no dicionário do mercado imobiliário? Deixe sua palavra aqui!