Carreira Corretor

Corretor autônomo ou de imobiliária? Descubra qual o seu perfil

Ser corretor autônomo ou de imobiliária. Qual o seu perfil?

O mercado imobiliário promete bons resultados para os próximos anos e a carreira de corretor de imóveis, sempre se mostrou como uma grande oportunidade para quem procura sucesso e retorno financeiro, principalmente com expectativas tão otimistas. Mas que ser corretor é uma excelente alternativa você já sabe!

A grande dúvida aqui é se é melhor ser um corretor de imóveis autônomo ou um profissional vinculado a uma imobiliária, sendo que para ambos existem muitos prós e contras.

Essa é uma questão que, ao menos uma vez ao longo da carreira, praticamente todo bom corretor já se questionou. A resposta, evidentemente, varia muito conforme o perfil pessoal e profissional de cada um.

Quer saber qual o seu perfil na hora de escolher entre ser um corretor de imóveis autônomo ou colaborador de uma imobiliária? Você está no lugar certo! Acompanhe ao longo deste artigo fatores que vão lhe ajudar nessa disputa para definir aquele que é o melhor caminho para você!

Corretor de imóveis: Você precisa analisar os prós e contras

O primeiro passo para saber se é melhor ser autônomo ou vinculado a uma imobiliária é conhecer um pouco mais a fundo das características desses dois universos.

O corretor autônomo evidentemente tem mais liberdade para fazer seus horários, sua voz é única, ele é quem determina absolutamente tudo no seu negócio, o que não significa ser livre de pressões e cobranças pelo fato de ser seu próprio chefe.

Ainda existe o estimulo da comissão integral. E, apesar de precisar arcar com impostos e outros compromissos de todo profissional autônomo, financeiramente falando é muito atrativa a possibilidade de ter 100% da comissão para si!

Por outro lado, estar vinculado a uma imobiliária significa ter uma cartela maior de clientes e imóveis desde o principio.

Além disso, há todo um suporte por trás do corretor parceiro de imobiliária, seja pela estrutura física – por exemplo, computadores, telefones e salas de reuniões – ou ainda com apoio no que diz respeito a treinamentos e materiais de divulgação.

O corretor de imóveis que está vinculado a uma imobiliária pode ou não, dependendo do regime de seu contrato de trabalho ter alguns amparos legais, aqueles que optarem pela contratação CLT terão recolhimento de FGTS, por exemplo. O que acontece com mais freqüência é o fato de imobiliárias disporem de benefícios especiais para seus colaboradores oferecendo-lhes bônus ou parcerias como estimulo e premiação.

Como se vê, há muito que analisar quando o assunto é escolher entre essas duas opções. A decisão evidentemente não é nada simples e deve considerar todos os aspectos pessoais do profissional.

O perfil do corretor de imóveis

O perfil profissional do corretor de imóveis atual Agente Imóvel

Se vamos falar sobre os aspectos pessoais do corretor de imóveis para definir o que é melhor para você na hora de estruturar sua forma de trabalho, é preciso trazer à tona alguns dados e números sobre o perfil atual deste profissional.

Segundo o censo do Cofeci – Confederação Federal dos Corretores de Imóveis – a média de idade desses profissionais é de 46 a 55 anos, lembrando que existem corretores muito mais novos – a partir dos 18 anos – e também mais velhos – com mais de 65 anos.

No que diz respeito a números e finanças, em alguns dos grandes centros urbanos o Cofeci destacou – e vem sendo divulgado em Crecis regionais – salários iniciais de R$ 3 mil reais sendo que profissionais com mais tempo de mercado chegam a ganhar R$ 10 mil ou mais.

A maior parte dos profissionais entrevistados para o censo possuem o próprio negócio – abriram suas imobiliárias – e a segunda grande parcela trabalha com vínculos empregatícios em muitas delas.

Autônomo ou vinculado à imobiliária? Saiba o que é melhor para você!

Ainda em dúvida sobre o que te trará mais resultados ao ingressar ou continuar no mercado imobiliário? Vamos simplificar revendo e destacando tópicos que são determinantes na escolha de em qual cenário você chegará ao sucesso mais rapidamente.

  • Ganhos financeiros

Ao longo deste artigo foi destacado o fato de que o profissional autônomo tem acesso a um maior ganho financeiro sem ter que dividir sua comissão. A totalidade do ganho serve tanto para o pró-labore pessoal quanto para pagamento de taxas e impostos além das custas para manter a rotina.

Se você é organizado, bom em controle de despesas e tem a possibilidade de fazer reservas para cobrir gastos futuros. Ponto para corretor autônomo.

  • Investimento no mercado imobiliário

Se você deseja ter o seu negócio, pode ser interessante a ideia de passar algum tempo trabalhando como corretor de imóveis em uma imobiliária, afinal este é o cenário perfeito para quem deseja aprender muito sobre este mercado tão repleto de pormenores e regras, assim como a dinâmica de gestão, funcionários etc.Ter essa experiência ajudará muito a cometer menos erros posteriormente.

Tem pretensões de abrir sua própria imobiliária no futuro? Ponto para corretor vinculado a imobiliária.

  • Liberdade de horário

O fator liberdade de horário e mais liberdade na tomada de decisões é sempre visto como algo positivo neste ramo, entretanto é importante lembrar que para dar certo, o profissional precisa ser determinado e bastante rígido consigo mesmo para se cobrar por resultados visto que o salário é feito de vendas e comissões.

Você é organizado, motivado, gosta de trabalhar sob pressão e estipula (e atinge) metas altas para si mesmo? Ponto para corretor autônomo.

  • Maior cartela de imóveis

A captação é uma vertente delicada mesmo para corretores experientes. O profissional autônomo que ainda não tenha muito know how no mercado poderá sentir dificuldades para levar negociações adiante uma vez que não possui uma cartela rica em variedades para oferecer ao seu cliente. As imobiliárias, por sua vez, costumam estar mais solidificadas no mercado e repletas de opções.

Está iniciando na carreira ou em um novo nicho do mercado imobiliário e deseja uma rede de apoio para começar? Ponto para corretor vinculado a imobiliária.

  • Marketing do negócio

Você prefere não ter dores de cabeça no que diz respeito ao marketing? Com certeza estar em uma imobiliária é o melhor, pois as ações e campanhas são todas estruturadas pela própria empresa. O autônomo, por sua vez, precisa estar sempre atento para investir em sua imagem profissional.

Esse fator diz muito sobre seu perfil, uma vez que mesmo vinculado a imobiliárias você precisa investir em sua imagem profissional, independente do cenário o corretor tende para não apenas vestir a camisa de alguém, mas vestir também a própria camisa. Por isso se nesse momento não deseja ter preocupações com investimentos em seu marketing pessoal… Ponto para corretor vinculado a imobiliária. Mas aconselhamos procurar formas de trabalhar seu perfil competitivo no mercado.

Agora com todas essas informações e após refletir sobre seus aspectos pessoais, qual o melhor cenário para você alcançar o sucesso como corretor de imóveis especificamente. Sendo um profissional autônomo ou estando atrelado a uma imobiliária?

Aproveite para comentar e troque experiência com outros leitores.