Temporada

Praias e pontos turísticos de Ilhabela

O conjunto de arquipélagos que forma Ilhabela (SP) mostra a sua principal característica logo em seu nome, sem decepcionar. Agraciado com belas ilhas, paisagens e diversas áreas bem reservadas a serem exploradas, o local se apresenta como uma grande atração para diferentes turistas.

No bom estilo praia deserta, Ilhabela abriga mistérios e diversas atrações que estão à espera do turista | Foto: Bom de Dica.

As vantagens de um passeio turístico à cidade, contudo, não se restringem à sua beleza natural. A receptividade de seus moradores também é responsável por fazer do lugar um destino certo para quem deseja descanso, contato com a natureza e muita paz.

O arquipélago se divide em várias praias, ilhas, pontos turísticos e o centro (também chamando de Vila), onde há construções históricas, como a prefeitura, a igreja e a cadeia local. O espaço conta também com o antigo Hotel São Paulo, atual shopping que tem diversas lojas de moda, antiquários e docerias.

O shopping fica em frente ao pier, onde se concentram os pescadores de linha da Vila e, à noite, surge uma bela paisagem graças às boias acesas na água e ao céu bem estrelado.

Outro ponto que chama bastante atenção dos turistas é a Capital da Vela, popular pelos mistérios em relação a naufrágios, tesouros perdidos no fundo do mar ou enterrados em locais desconhecidos da ilha. Praticamente toda a área da Capital é composta pela Mata Atlântica, o que aumenta ainda mais a euforia dos visitantes e moradores a respeito das lendas que cercam o local.

Ao norte e oeste da ilha, estão as praias mais calmas e próprias para banho, enquanto na região central ficam as construções coloniais responsáveis pela história da Capital da Vela.

Algumas das demais praias, ilhas e atrações turísticas do arquipélago de Ilhabela são: Praia da ArmaçãoPraia da Barra VelhaPraia do BonetePraia de CastelhanosPraia do CurralPraias das EnchovasPraia da FeiticeiraPraia do GatoPraia GrandeCâmara MunicipalParque Jardim TropicalFazenda Engenho d’Água e o Parque Estadual de Ilhabela.

São por esses e outros motivos que Ilhabela está entre os principais destinos turísticos dos brasileiros, que têm como opção de hospedagem o aluguel por temporada. O que só aumenta as possibilidades na cidade que, além de esbanjar beleza e tirar o fôlego de qualquer um, proporciona vários momentos de lazer e descanso aos turistas.