Reforma Sua Casa

Os melhores revestimentos para banheiro

Para cada detalhe do seu banheiro, o melhor revestimento

Na hora de decorar ou fazer mudanças em casa, todos os cômodos devem ser planejados com atenção, inclusive o banheiro. Este espaço, mais que qualquer outro, deve priorizar a beleza e o conforto, já que o local serve de abrigo para os momentos mais íntimos de qualquer família. Diante disso, um aspecto essencial, dentre todos os detalhes da decoração do ambiente, é a escolha dos revestimentos.

Para isso, antes de tomar a decisão final, é preciso conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado. Nesse sentido, o primeiro fator a ser considerado é a umidade do banheiro. Esta característica inevitável exige peças menos lisas ou escorregadias e, preferencialmente, antiderrapantes.

Cada parte do banheiro exige um tipo de revestimento específico | Foto: Mulher UOL

Além disso, cada parte do ambiente requer um revestimento diferente. Ou seja, o material escolhido para a parede, por exemplo, não precisa necessariamente ser o mesmo que aparece no chão, conforme as informações abaixo. Dá só uma olhada!

– Granito: excelente para impedir o surgimento de mofo e manchas, o granito é uma rocha decorativa que pode ser utilizada em pias e banheiras, por exemplo, por ser impermeável e possuir baixa porosidade;

– Porcelanato: utilizado geralmente como piso, o porcelanato é um tipo de cerâmica produzida a partir de matéria-prima nobre que absorve pouca umidade e, por isso, oferece bastante segurança e boa durabilidade;

– Pastilha de vidro ou porcelana: com bastante potencial decorativo, as pastilhas de vidro conferem ao ambiente melhor iluminação e muita elegância, enquanto as de porcelana são mais resistentes à água e, por isso, podem ser usadas no Box ou em locais que possuam maior nível de umidade;

– Mármore: pode ser usado como piso, na parede ou em bancada. Contudo, é um dos tipos de revestimento mais caros, exigindo ainda aplicação de impermeabilizantes para diminuir a absorção de umidade.

Na hora de escolher cada detalhe para decorar o seu banheiro, além de saber qual é o material certo, vale consultar a opinião de um decorador de interiores, que entende do assunto. Assim, o ambiente fica do jeito que você quer, sem deixar de ser funcional.