Comprador Dicionário Imobiliário Financiamento I

O índice IPCA no seu financiamento imobiliário

Mão colocando peças para forma um casa. Palavra IPCA sob a casa.

O Relatório de Mercado Focus, lançado pelo Banco Central em outubro de 2020, aponta que a média do índice IPCA está em 2,65%, considerando que no mês anterior era 1,99%. Porém, você sabe o que esses números querem dizer, ou mesmo a importância desse indicador para o mercado imobiliário?

Continue lendo para entender a maneira como a inflação pode influenciar na realização de um financiamento de imóveis.

O que é o Índice IPCA

dinheiro-brasileiro-no-bolso

O IPCA é o Índice de Preços para o Consumidor Amplo. Essa é a principal métrica utilizada pelo Banco Central (BC) para acompanhar a inflação da economia brasileira, utilizando seus dados para, inclusive, fazer projeções para os próximos períodos.

Esse indicador é lançado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), sendo usado para mensurar a variação de preços em diversos setores de varejo, mercado imobiliário e prestação de serviço do nosso país.

A ideia da criação do índice se deu por conta de Vladimir Miranda, gerente de planejamentos no IBGE na década de 1970, que observava o uso desse tipo de recurso na Europa. Ele era utilizado mapear o consumo de famílias que ganhavam de um a cinco salários mínimos para, então, identificar a melhor forma de fazer ajustes salariais.

Então, em 1980 foi implementado no Brasil o IPCA, depois de um ano de uso do INPC (Índice Nacional de Preços no Consumidor), buscando entender o comportamento consumidor de famílias que ganham entre um e 40 salários mínimos. Esta década foi marcada por índices de inflação imensos, chegando a 82% em 1989.

Além de seu uso para a variação de preços, hoje também se mostra um indicador importante para fazer correção em investimentos, já que muitos deles estão ligados a essa taxa. É o caso do Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário e Fundos de Investimento.

Como calcular o IPCA

Mulher fazendo contas em uma calculadora

Para calcular o IPCA, são coletados no primeiro ou último dia de todos os meses dados de preços do comércio, de aluguéis e prestadores de serviço. Depois, eles são distribuídos nos seguintes pesos aproximados:

  • Transportes: 21%
  • Alimentação e bebidas: 19%
  • Habitação: 15%
  • Saúde e cuidados pessoais: 13%
  • Despesas pessoais: 10%
  • Comunicação: 6%
  • Educação: 6%
  • Vestuário: 5%
  • Artigos de residência: 4%

O cálculo é feito com base em 16 das principais regiões metropolitanas do Brasil. Cada uma delas tem um peso diferente, sendo a distribuição aproximadamente a seguinte:

  • São Paulo: 32%
  • Belo Horizonte: 10%
  • Rio de Janeiro : 9%
  • Porto Alegre: 8%
  • Curitiba: 8%
  • Salvador: 6%
  • Goiânia: 4%
  • Brasília: 4%
  • Recife: 4%
  • Belém: 4%
  • Fortaleza: 3%
  • Vitória: 2%
  • São Luís: 2%
  • Campo Grande: 1%
  • Aracaju: 1%
  • Rio Branco: 0,5%

A média é comparada com o período anterior, de modo que é possível chegar ao resultado final do índice. Também existe a média acumulada de forma anual.

É importante mencionar que o percentual encontrado nos cálculos está diretamente ligado à taxa SELIC. Esta é a taxa básica de juros, utilizada por bancos e instituições de financiamento para calcular a cobrança de financiamentos e dívidas, sendo a principal forma de controlar a inflação no Brasil.

Ou seja: quando o IPCA estiver com uma taxa alta, entende-se que o objetivo é frear o consumo, pois há muito dinheiro em circulação. O mesmo vale para a situação contrária: a taxa baixa de preços mostra a necessidade de incentivar o comércio.

O que são as baixas e altas do IPCA?

Homem de terno ao lado de uma seta desenhada em um quadro negro

Como explicado anteriormente, uma das causas das baixas e altas do IPCA é o ajuste da SELIC. Porém, essa não é a única razão pela oscilação de preços.

A elevação, ou seja, a inflação, também está diretamente ligada a fatores econômicos. Por exemplo: um aumento na exportação da safra de determinados alimentos significa redução do estoque para abastecimento interno. Com isso, há uma alta dos itens para compensar a falta de suprimento da demanda.

A injeção de mais dinheiro em circulação, assim como decisões políticas ou eventuais catástrofes também são capazes de alterar os preços internos. No caso de imóveis, por exemplo, é possível notar diferenças em relação à valorização da área.

O Índice IPCA no Financiamento Imobiliário

investindo-dinheiro-na-compra-de-casa

Além de mostrar as taxas de inflação no país, o IPCA também é muito vantajoso para quem deseja fazer um financiamento imobiliário. Isso porque o índice também pode ser atrelado ao investimento em imóveis, com a taxa de juros atrelada à inflação.

E qual o benefício disso? Ao financiar, é possível garantir entre 2,95% e 4,95% de juros ao ano, somando também o percentual do IPCA, enquanto a Taxa Referencial (TR) está zerada (0%) desde 2018. Essa nova modalidade foi adicionada pela Caixa Econômica Federal em 2019.

Ou seja, o grande benefício é, justamente, a mensalidade bem mais baixa em relação à TR. Com isso, há a possibilidade de oferecer um valor de entrada com um custo menor. Além disso, a renda mensal avaliada para conseguir um crédito para financiamento imobiliário também é reduzida.

Adquira crédito para comprar seu imóvel com a menor taxa do mercado! Trabalhamos com todos os bancos. A partir de 5,39% ao ano.

Nessa modalidade, as parcelas não são fixas, de modo que pode dificultar um pouco na questão de previsibilidade. Afinal, o reajuste seria mensal. Por conta disso, é importante acompanhar as projeções de inflação para os próximos períodos, de modo que é possível fazer uma estimativa das parcelas que ainda faltam para serem quitadas.

Desta forma, antes de fazer um financiamento imobiliário, é interessante buscar as taxas mais recentes do IPCA e as previsões para o futuro. Considerando que é um índice lançado por instituições governamentais, as fontes são seguras e é possível trabalhar com maior transparência.

Aqui no Agente Imóvel você faz seu financiamento imobiliário com a menor taxas do mercado:

O portal Agente Imóvel atua como correspondente imobiliario em todos os bancos no Brasil. Aqui você pode simular com todos os bancos totalmente sem compromisso e gratuito! Em menos do que 2 minutos você recebera a simulação junto uma avaliação do seu potential de compra.

Gostou este artigo?

A escolha de qual banco oferece as melhores condições depende muito do seu perfil considerando idade, renda, entrada entre outros parâmetros. Agente Imóvel faz essa comparação para você em todos os bancos, apresentando um laudo comparando suas opções incluindo a nossa recomendação considerando seu perfil individual.

Gostou este artigo?