Temporada

Nostalgia e romantismo com as viagens de trem pelo Brasil

As viagens de trem são cada vez mais incomuns e raras no Brasil. Contudo, quem tem a oportunidade de fazer um passeio assim, tem o prazer de contemplar paisagens deslumbrantes, além da possibilidade de sentir um “gostinho” de como seria viver em séculos passados, quando os trens eram as principais formas de locomoção da época.

Românticos, rústicos e elegantes, determinados trens oferecem serviços de bordo de qualidade elevada, com som ambiente e guias que auxiliam os passageiros a identificarem e conhecerem melhor as paradas e localidades por onde passam. Dessa forma, é possível tirar fotos, fazer vídeos e aproveitar melhor cada momento.

Em território nacional, os destinos que oferecem viagens de trem são Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Belas paisagens e momentos culturais são as principais características das viagens de trem pelo Brasil | Veja no Mapa

 

Na terra dos mineiros, a rota mais famosa é a de Belo Horizonte (MG) para Vitória (ES). Por ser uma opção diferente para viajar entre estes dois estados, o trem conta com serviço de bordo especializado, inclusive com restaurante. Durante o percurso, são feitas 24 paradas.

As outras rotas dos trens de Minas Gerais são regadas a muita cultura e história, como é caso do passeio de São João Del Rey para Tiradentes, assim como o de São Lourenço a Soledade de Minas.

Em Curitiba, no Paraná, existem dois trens que realizam o mesmo trajeto, de Curitiba a Paranaguá. Um é normal e não oferece serviço de bordo, mas conta com guia turístico, enquanto o outro, que funciona apenas nos fins de semana, disponibiliza serviço de bordo exclusivo, contando também com motor mais potente e aparência mais moderna.

No Rio Grande do Sul, o trem maria-fumaça é diversão garantida ao passageiro. O veículo faz o trajeto Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, com uma locomotiva movida a carvão. Para distrair os turistas, há apresentações de teatro durante todo o percurso, em cada um dos seis vagões.

Em Santa Catarina são dois trajetos, um de Tubarão à Imbituba e outro de Tubarão para Urussanga. Na primeira opção, os passeios geralmente são feitos no verão, já com a segunda, os turistas viajam preferencialmente durante o inverno.

Por último, porém não menos importante, os trens de São Paulo. No estado, a Estrada de Ferro de Campos do Jordão é um dos principais pontos turísticos, sendo o passeio de trem mais procurado pelos visitantes, que podem conhecer paisagens únicas e aproveitar momentos de tranquilidade nos vagões.

Já o trem maria-fumaça que realiza o circuito Campinas – Jaguariúna passa por cenários de novelas famosas e outros atrativos, que deixam o passeio ainda mais agradável e nostálgico.

Seja para chegar de um destino a outro, seja por simples distração, uma coisa é certa: os passeios de trem são excelentes para quem quer fazer uma programação diferente e curtir a paisagem a partir de outros ângulos.