Temporada

Muita calma nessa hora! Saiba lidar com o extravio de bagagem

Infelizmente, o extravio de bagagem ainda é muito comum e continua causando dores de cabeça a quem tem suas malas desviadas. Para solucionar o problema, é possível seguir algumas dicas, além do principal conselho: ter paciência e respirar fundo para agir corretamente. Nesse sentido, veja as principais atitudes que podem evitar ou contornar esta situação. Confira!

Como se precaver e garantir segurança em situações como essas

Vale a pena carregar tudo que tenha maior valor na bagagem de mão. O cuidado serve para dinheiro, documentos, joias, câmeras fotográficas, celulares e até mesmo, se possível, para uma muda de roupa. Assim, se ocorrer o extravio, haverá peças para atender à esta situação de emergência.

Outra dica é distribuir roupas, calçados e peças íntimas em mais de uma mala. Dessa forma, caso apenas uma mala seja extraviada, por exemplo, não há o risco de ficar sem ter o que vestir ou calçar enquanto espera que o restante da bagagem seja recuperado.

Como proceder ao ter a bagagem extraviada

No momento em que perceber que apenas a sua mala não foi encontrada, a coisa mais sensata a ser feita é entrar em contato imediatamente com a companhia aérea responsável pelo voo.

Ou seja, a primeira atitude a ser tomada é procurar um funcionário da empresa, que deverá disponibilizar um formulário para ser preenchido com as informações sobre o voo, a mala e o nome do passageiro. O procedimento funciona como uma espécie de boletim de ocorrência, sendo que o formulário é chamado de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) ou Property Irregularity Report (PIR).

Ao ter uma mala extraviada, o primeiro passo é ter paciência para solucionar o problema.

Depois de realizar o procedimento padrão, o passageiro pode entrar em contato com a empresa de casa ou do local onde estiver hospedado, para saber como anda a localização de sua bagagem. Mesmo que demore um pouco, a maioria das companhias consegue resgatar as malas e entregá-las ao consumidor.

Danificações na bagagem

Depois de recuperar a bagagem, é importante verificar se ocorreu algum dano grave ou ainda se nem um pertence se perdeu durante este percurso. Caso isso aconteça, é padrão que as empresas se comprometam a arcar com os custos ocasionados ou ainda a efetuar a troca da mala em questão por uma do mesmo modelo, preferencialmente.

Mais detalhes

Embarcar com itens de grande valor requer cuidados extras, como, por exemplo, declarar os objetos presentes na bagagem. Para tanto, o ideal é chegar ainda mais cedo para fazer o check-in, pois o procedimento pode demorar. Outra possibilidade é fazer um seguro para as peças de valor. Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto, haverá uma garantia de reembolso, ao menos.

Caso os itens da mala sejam valiosos ou a própria mala possua valor sentimental ao turista, vale a pena revestir a mesma com plástico-filme, serviço oferecido no próprio aeroporto.

Com calma, paciência e alguns cuidados, é possível manter a calma em situações estressantes como o extravio da bagagem. Do mesmo modo, a recuperação será mais tranquila e segura.

Gostou desse artigo? Então recomendo o post: Menores de idade viajando sozinhos.

Para mais notícias sobre Dicas para Férias, assine nossa Newsletter ou curta nosso Facebook Twitter.