Carreira Comprador Corretor Financiamento Locação Mercado Venda

Mercado imobiliário em São Paulo está chegando a um equilíbrio entre oferta e demanda, afirma especialista

O mercado imobiliário brasileiro está no foco de investidores internacionais. Prova disso é a quantidade de grandes empresas do ramo que se instalaram no país. Um desses casos é a Century 21® Brasil Real Estate, que em julho de 2008 abriu suas portas em terras tupiniquins. Sob o comando havaiano de David Moyer, que há cinco anos reside no Brasil, a empresa possui representação em 21 estados brasileiros com mais de 130 agências, e em Punta Del Este, no Uruguai.

David Moyer, Presidente e CEO da Century 21® Brasil Real Estate.

Presidente e CEO da Century 21® Brasil Real Estate, David afirma acreditar no potencial do crescimento imobiliário brasileiro e, a pedido do portal Agente Imóvel, compartilha um pouco de sua experiência através de uma entrevista exclusiva.

Entre as suas declarações, o empresário aponta a falta de legislação e fiscalização no setor como os principais fatores que atrapalham o crescimento imobiliário no país. Ainda assim, Moyer afirma que o cenário brasileiro continua sendo uma opção viável e lucrativa para investidores do setor, oferecendo boas oportunidades de negócios.

Leia a entrevista completa e confira algumas dicas especialmente direcionadas para quem pensa em investir no mercado imobiliário de São Paulo.

Agente Imóvel: Quando a Century 21® iniciou suas atividades no Brasil?
David Moyer: Iniciamos as negociações com a Century21 nos EUA em setembro de 2007, mas demorou até julho de 2008 para abrimos negócios no Brasil. Aconteceu na mesma época que o banco de investimentos Bear Stearns faliu, que acabou sendo o início da implosão da bolha imobiliária nos EUA e a crise mundial da economia. Desde então, conseguimos um rápido desenvolvimento e expansão da Century21 no Brasil, que hoje conta com mais do que 130 agências presentes em 21 estados no Brasil, além de uma unidade em Punta Del Este, no Uruguai.

Agente Imóvel: Você tem experiência como corretor imobiliário nos EUA antes de fundar a Century21® no Brasil. Se comparar suas experiências entre os dois países, o que você acha que atrapalha o crescimento do setor no país?
David Moyer: O maior problema é a falta de legislação e fiscalização no setor. As leis são vagas, não há uma descrição exata do que realmente é o cargo do corretor e o que significa uma transação imobiliária.

Agente Imóvel: Pode exemplificar?
David Moyer: No Havaí, por exemplo, as atividades do profissional são especificadas e reguladas por lei. Pagar comissão para um corretor não-licenciado é considerado crime. Outra diferença é em relação à imóvel capturado, por corretor ou agência – quem recebe o cliente fica responsável pelo atendimento até a venda se finalizar, o que não acontece aqui. No Brasil ainda existem muitos profissionais não licenciados que fazem atividades que deveriam ser feitas por corretores regulamentados. Em minha opinião, uma melhor regulação ajudaria a indústria em geral e traria mais seriedade para o setor. Isso seria um grande passo para frente para o mercado conquistar uma maior parte de imóveis com exclusividade. Assim, fortalecendo os incentivos para as imobiliárias investem em propaganda, ambos saíram ganhando.

Agente Imóvel: Como estão os negócios hoje na Century 21® Brasil Real Estate?
David Moyer: Temos uma grande demanda de empreendedores querendo ser franqueados, porém muitos sem experiência no setor imobiliário. Somos seletivos no processo. Ser um franqueado inclui muito treinamento para aprender o nosso modelo de negócio.

Agente Imóvel: Os últimos três anos houve uma valorização imobiliária no município de São Paulo em torno de 100%. Olhando para um futuro próximo, no sentido de um investidor do mercado imobiliário, você ainda recomendaria investir nesse setor?
David Moyer: Com certeza eu recomendaria. Os últimos três anos foi uma grande festa. O mercado oferece, e sempre vai oferecer oportunidades para fazer um bom investimento. Eu consegui meu primeiro capital atuando no mercado imobiliário como investidor, antes de começar como corretor no Havaí.

Agente Imóvel: O relatório do Agente Imóvel mostra que ultimamente a valorização imobiliária em São Paulo não tem apresentado a mesma força. Qual é a sua opinião sobre essa oscilação?
David Moyer: Após anos com forte valorização, o mercado está chegando a um equilíbrio entre oferta e demanda. Entre outras explicações, isso acontece quando o investidor no mercado não mais consegue rentabilizar o investimento do imóvel com o valor do aluguel pago no mercado. Faz parte do mecanismo do mercado e eu não vejo risco por ter uma grande queda. Acredito em um “soft landing”.

Agente Imóvel: Baseado em suas experiências pessoais como investidor do mercado imobiliário, você tem algumas dicas que você gostaria de compartilhar?
David Moyer: Procure imóveis localizados em uma economia local com força. Após uma grande valorização no mercado imobiliário, o mesmo patamar sempre se repete. Áreas dominadas com novos empreendimentos sem proximidade de negócios e uma infraestrutura estabilizada são os primeiros a desacelerar.