Dicionário Imobiliário I IPTU

Isenção do IPTU - Tenho direito?

isencao-do-iptu-dicionário-do-mercado-imobiliário

O direito a isenção da quantia paga anualmente por proprietários de imóveis e terrenos, referente ao Imposto Predial Territorial UrbanoIPTU – Se aplica para alguns cidadãos em situações especificas.

Poderão ficar livres de arcar com a quantia determinada anualmente para o tributo, aqueles que se encaixem nos seguintes critérios:

  • Aposentados
  • Beneficiários de renda mensal de caráter vitalício
  • Cidadãos que são pensionistas

Necessário analisar os valores recebidos, continue lendo…

Se você se encaixa em um desses critérios é, portanto, protegido e tem direito à isenção do IPTU de acordo com a Lei n° 11.614/94 – mas há alguns requerimentos que precisam ser feitos para o enquadramento das normas governamentais.

É preciso se encaminhar à prefeitura da sua cidade e buscar pelo atendimento que fornece o pedido para o benefício da isenção do imposto – que será aplicado com todas as formalidades exigidas pelos municípios e processado de acordo com suas necessidades.

avaliação-imobiliária-online-gratuita

Além de se encaixar em um dos grupos designados acima, o cidadão não pode ser dono de mais de um imóvel dentro do perímetro do município e deve morar no imóvel ao qual está requerendo a isenção do IPTU.

É preciso ainda que o cidadão tenha uma renda que não ultrapasse a soma de cinco salários mínimos ao mês na função designada no formulário apresentado para o requerimento da isenção – também é preciso que o requerente não obtenha patrimônio por meio do imóvel especificado no pedido.

Atente-se também ao valor venal da propriedade, é praticada a isenção do IPTU em São Paulo em imóveis avaliados em até R$ 160 mil reais, aqueles que ultrapassam esse valor, mas se enquadram nos demais critérios podem requerer um desconto no imposto – o teto para a solicitação é o valor venal de R$ 320 mil reais.

O IPTU é cobrado pelas prefeituras, é ideal visitar os portais da sua cidade e consultar as condições.

Clique aqui para saber mais sobre o Imposto Predial Territorial Urbano

Sentiu falta de algum termo no dicionário do mercado imobiliário? Deixe sua palavra aqui!