Comprador Financiamento Uncategorized

Posso fazer um financiamento imobiliário com o nome negativado?

Duas pessoas apertando as mãos e fechando um contrato de venda de imóveis

O nome negativado é algo com o que o brasileiro precisa lidar com frequência, e essa condição impede, muitas vezes, que certas pessoas possam fazer compras, fechar contratos de serviços e até mesmo ter um cartão de crédito ou parcelar despesas.

Essa situação pode gerar uma dúvida comum, que envolve o financiamento imobiliário. Afinal, é possível fazer a compra de um imóvel tendo o nome negativado nos órgãos de crédito?

Neste artigo falaremos sobre isso. Confira!

Afinal, o que é ter o nome negativado?

Uma pessoa escrevendo números em um caderno. Outra organizando notas. Sobre a mesa papeis e uma calculadora.

Todos nós temos dívidas, e na maioria das vezes precisamos arcar com elas mensalmente. A falta de pagamento pode nos tornar inadimplentes, e as cobranças logo começam. Porém, não necessariamente deixar de pagar uma conta fará com que você tenha o nome negativado de fato.

Na verdade, isso dependerá de como a empresa lida com seus inadimplentes. Para algumas, o não pagamento de uma fatura, após dois ou três dias do vencimento já significa um pedido de negativação do nome. Para outras, isso não é tão contundente, e após a segunda ou terceira tarifa não paga é que a situação pode evoluir para isso.

Quem tem o nome negativado, fica com o CPF registrado na lista de inadimplentes de órgãos de proteção ao crédito como o Serasa. Com isso, as empresas podem ver e saber que você é um inadimplente, não aprovando alguns de seus pedidos de crédito.

Entretanto, embora essa seja a forma mais comum de ter seu nome negativado, existem outras maneiras, como as restrições relacionadas ao Banco Central, Receita Federal e também às questões que envolvem a justiça.

Vale apontar que a negativação não se refere, necessariamente, ao comprador, mas também ao vendedor e até mesmo ao próprio imóvel!

É possível fazer um financiamento imobiliário com o nome negativado?

Duas pessoas apertando as mãos sobre uma mesa com um contrato, chaves e uma casa em miniatura.

Há, sim, a possibilidade de realizar um financiamento com o nome negativado. Para isso, você deverá financiar o imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida.

Porém, há algumas limitações. A primeira diz respeito à faixa de renda para a qual essa possibilidade é aplicável. Das quatro oferecidas pelo programa, somente a primeira (até R$ 1800,00) poderá financiar com o nome sujo.

Além disso, como o programa trabalha com a renda familiar, caso o cônjuge ou qualquer outro membro inserido na composição da renda familiar tenha restrições junto aos órgãos de crédito, o financiamento será inviabilizado.

Tipos de restrição de crédito

Além da restrição por inadimplência, do Serasa e SPC, é possível ter o nome negativado por outros motivos. Veja:

Receita Federal e INSS

Atitudes como a falta de entrega da declaração do IR, inscrições na dívida ativa da instituição ou até mesmo problemas cadastrais no CPF podem gerar restrições. Elas podem, também, se aplicar ao vendedor.

Banco Central

Uma das principais restrições relacionadas ao Banco Central é aquela ocasionada por emissão de cheques sem fundo. Conhecida como CCF, ou Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo.

Isso costuma acontecer quando um cheque é devolvido pela segunda vez, e gera um registro similar ao do Serasa, que permite que todas as instituições financeiras que têm acesso possam verificar suas restrições.

Justiça

Essa vale mais para o vendedor do imóvel, mas é importante que você, enquanto comprador, fique atento! Caso o proprietário tenha alguma ação contra ele na justiça, que foi julgada mas ainda não teve o valor quitado, ou o acordo não tenha sido cumprido, pode haver problemas.

Prefeitura

IPTU atrasado ou outras dívidas do imóvel podem negativar o nome também, por causa da inclusão na dívida ativa. Para solucionar o problema e não deixá-lo afetar o financiamento imobiliário, o ideal é buscar uma certidão negativa de débitos, junto à Prefeitura.

Condomínio

O condomínio em si, enquanto pessoa jurídica, pode sofrer restrições diante dos órgãos de crédito, e ser negativado. Isso ocorre, principalmente, em casos de falta de pagamento das taxas para a administradora. Portanto, fique de olho nessas questões antes de fechar negócio!

Como saber se você está com o nome negativado?

pessoa digitando em um notebook

Se você pretende buscar um financiamento imobiliário e tem dúvida se está ou não com o nome sujo, é possível consultar essa informação pelo seu CPF gratuitamente, em diversos locais.

O SPC, atualmente, permite que a consulta seja feita tanto pelo site quanto pelo app para celular. Entretanto, se preferir, poderá ir a um dos postos de atendimento do órgão, cuja lista você pode encontrar no site do SPC Brasil.

Outra maneira de consultar o CPF é por meio do Serasa Consumidor. Basta acessar o site, cadastrar-se e verificar tanto as possíveis dívidas quanto o seu “score” registrado pelo órgão. Vale apontar que esse score de crédito é determinante em diversas tentativas de financiamento e/ou obtenção de empréstimo, por exemplo, e está diretamente ligado ao seu compromisso com as dívidas.

No caso da Boa Vista, está disponível o “Consumidor Positivo”, similar ao Serasa Consumidor. Basta cadastrar-se e seguir os passos.

É importante consultar seu CPF em todos os órgãos, assim terá certeza de que não tem nada pendente ou, se tiver, saberá por onde começar a quitar as suas dívidas.

|Como funciona o programa Minha Casa Minha Vida|

|Cuidados ao comprar um apartamento na planta|

Como limpar o nome?

Cofre em forma de porquinho com mão fazendo o sinal de positivos ao lado

Limpar seu nome não é uma tarefa impossível. Basta levar em conta alguns pontos principais e, claro, pensar sempre em quitar suas dívidas. Confira:

1. Renegocie

Ao perceber que está negativado, faça contato com o credor e tente uma negociação amigável. Lembre-se sempre que há um interesse mútuo em solucionar o problema. Tanto a empresa quanto você querem que a dívida seja paga, correto?

Portanto, tente procurar um ponto de equilíbrio entre o que a empresa pode oferecer e o que você poderá pagar, e só então firme um acordo para quitar a dívida em questão.

2. Cumpra com os acordos

De nada adianta conseguir um ótimo acordo se você não cumprir com as parcelas decididas, correto? Na verdade, isso poderá piorar ainda mais a sua situação nos órgãos de crédito. Sendo assim, evite aceitar acordos que não poderá pagar e, caso firme um compromisso, esteja ciente de que deverá pagá-lo da maneira correta, até o fim.

3. Conheça suas dívidas

Sem saber quais são as suas dívidas, não poderá firmar acordos realmente plausíveis. Isso porque pode ser que surja alguma necessidade de quitação ao decorrer do tempo. Diante disso, o ideal antes de tentar fazer acordos é saber como estão as suas dívidas, quantas são e quais os valores, ok?

Está negativado e quer financiar um imóvel? Confira os lançamentos do Minha Casa Minha Vida do Agente Imóvel. Aproveite todas as vantagens do programa, como os subsídios e as facilidades de pagamento, além dos juros baixos, e garanta um imóvel novo para você e para sua família!

Posso fazer um financiamento imobiliário com o nome negativado?
Avalie esta postagem.

Deixar comentário.