Decoração Sua Casa

Crie uma decoração convidativa para a Ceia de Natal

O pinheirinho, pisca-piscas e demais itens decorativos são imprescindíveis para convidar as pessoas para entrar no clima natalino. Mas, um dos detalhes mais importantes dessa comemoração típica de fim de ano é a tão esperada ceia de natal.

É durante o jantar que toda a família se reúne para trocar votos de felicidades e celebrar todos os acontecimentos felizes que passaram juntos durante o ano. Por isso, a mesa da ceia de natal deve estar decorada de forma acolhedora e convidativa, evidenciando ainda mais a magia natalina.

A mesa para a ceia de Natal deve ser decorada de acordo com o restante da ornamentação natalina da sua casa | Foto: Busca Fast.

A mesa para a ceia de Natal deve ser decorada de acordo com o restante da ornamentação natalina da sua casa | Foto: Busca Fast.

O primeiro a fazer é pensar nas cores que irão predominar na mesa do jantar. Nesse sentido, vale considerar o restante da ornamentação da sua casa. Por exemplo, se a árvore de natal estiver decorada nos tradicionais verde, vermelho e dourado, a dica é seguir a mesma linha nos detalhes que farão parte da mesa.

Para quem quer inovar com as cores, os tons terrosos como o laranja e o dourado também coordenam muito bem. Para criar uma decoração mais sofisticada, vale ainda combinar cores como azul e prata ou então ousar no roxo com branco e prata.

Escolhidas as cores, é hora de pensar nas toalhas. Para selecionar a toalha e o cobre-mesa, é importante considerar as louças que serão usadas, se os pratos forem lisos, é possível optar por uma toalha estampada com motivos natalinos. No entanto, se o jogo de jantar for mais colorido, o mais interessante é escolher toalhas lisas e de tonalidades mais neutras. Nesse caso, vale usar um cobre-mesa ou um trilho com a temática natalina para enfeitar.

A disposição dos pratos, talheres, copos e enfeites deve ser pensada para garantir harmonia à decoração da mesa | Foto: Busca Fast.

A disposição dos pratos, talheres, copos e enfeites deve ser pensada para garantir harmonia à decoração da mesa | Foto: Busca Fast.

Na hora de arrumar os pratos e os talheres, opte sempre pelas peças mais tradicionais, para que o número de garfos ou pratos não acabe confundindo e complicando os convidados no momento da ceia. Lembre-se de usar os pratos do mesmo jogo de jantar, o mesmo também vale para os talheres, para garantir a harmonia visual do ambiente. Uma ideia bacana para complementar os pratos é usar guardanapos de tecido, o que confere um toque diferenciado para a mesa.

É importante que tudo fique de fácil acesso para os convidados, portanto prefira organizar os copos e taças ao lado dos pratos, garantindo mais praticidade na hora de se servir. Uma sugestão que pode deixar a mesa mais arrumadinha nesse sentido é colocar aplicações de laços e fitas nas peças.

O glamour da decoração fica por conta de detalhes que são a cara do natal: velas, castiçais e flores. No entanto, é preciso que tudo seja bem dosado e respeite as cores escolhidas para compor o visual temático como um todo. É importante evitar também arranjos muito altos, pois acabam cobrindo a visão e o contato entre os convidados. Caso for usar flores, o mais indicado é que fiquem no centro da mesa e que as plantas sejam inodoras para não prejudicar o aroma da comida.

Por fim para incrementar a mesa, vale investir em frutas, pinhas, bolinhas e outros enfeites emprestados do pinheirinho de natal. Uma tática bacana é dispor as frutas e pinhas nos espaços vagos da mesa criando assim arranjos improvisados. Então, bom natal!