Comprador Financiamento Proprietário Venda

Vale a pena recorrer ao crédito bancário para quitar financiamento imobiliário?

recorrer-credito-bancário-para-quitar-financiamento-agente-imóvel

A resposta para a pergunta: vale a pena recorrer a crédito bancário para quitar financiamento, depende do tipo de financiamento em vigor.

Se considerar que o que está devendo tem juros muito alto, como alguns tipos de crédito pessoal, cheque especial, parcela de cartão, você com certeza deverá quitar a dívida o mais rápido possível.

Juros inflados quando menos se espera, viram uma bola de neve muito difícil de controlar. Nesse caso pode valer a pena recorrer ao crédito bancário para quitação da dívida, mas sempre analisando prós e contras.

Pode valer a pena recorrer a crédito bancário para quitar o financiamento do seu imóvel?

Existem muitas vantagens de quitar um financiamento recorrendo a um crédito bancário. Uma delas é que se a nova parcela for menor você terá um alívio em seu orçamento, podendo investir sua renda em outras prioridades.

Mesmo que não fosse preciso recorrer a um empréstimo bancário e estivesse com a quantia em mãos, ainda seria necessário fazer simulações para analisar o que é mais vantajoso. Por exemplo, o dinheiro guardado na poupança, se aplicado em outro investimento que gere mais lucro, quanto você teria durante todo o período restante da dívida existente?

A conta é bem simples, você deve considerar o seguinte: Se o rendimento que terá durante os anos que restam de financiamento for maior do que os juros que irá pagar durante todo esse tempo, não compensa pagar o financiamento.

Isso porque o lucro que você está ganhando será suficiente para arcar com os juros e ainda supera o valor.

Porém se optar por pagar, você não terá o dinheiro em mãos para investir, mas terá sua dívida quitada. A vantagem de quitar é a tranquilidade de não ter mais a despesa fixa mensal.

Mas no cenário que ilustramos aqui, o dinheiro não está disponível. Para consegui-lo sera necessário fazer um empréstimo no banco, vamos entender um pouco do processo.

Planejamento e simulação

Primeiramente vá até a instituição financeira onde você deseja quitar o financiamento e veja quanto ficaria caso queira paga-lo todo de uma vez. Peça desconto e faça de tudo para que seja o menor valor possível.

Depois que tiver o valor total em mãos você deverá ir ao banco e pedir uma simulação de empréstimo da quantia necessária para saldar o débito do imóvel.

O gerente vai simular um crédito de acordo com seu perfil de cliente, peça a opção com o juros mais reduzido, seu histórico com o banco e a modalidade do empréstimo (por exemplo, o consignado) influenciam as taxas, reúna as informações: valor total com os juros, a quantidade de parcelas, valor das parcelas, taxas de juros e todas as outras duvidas.

Com a simulação em mãos você deverá fazer planejamento e analisar se o recorrer ao crédito é vantajoso. Se a taxa de juros do empréstimo for menor, provavelmente será.

Isso é possível, pois o valor total que você pagaria antes será reduzido devido ao desconto de quitar a vista, eliminando os juros que iriam incidir. E assim, você solicita a soma reduzida com uma taxa de juros menor que a aplicada antes.

Se chegou até aqui e se deparou com esse cenário favorável, vamos ao próximo passo.

Como recorrer a crédito bancário e quitar o financiamento?

Agora entre em contato com o banco para solicitar o crédito. Eles irão analisar mais a fundo o seu histórico financeiro e dizer se você receberá ou não o empréstimo.

Fatores como, atraso de pagamento, busca constante por crédito, acúmulo de dívidas, renda mensal, gastos fixos, serão analisados criteriosamente hora de fazer a liberação.

Depois que o empréstimo for liberado, você deverá ir à instituição financeira onde já negociou a dívida anteriormente. Quite o seu financiamento imobiliário à vista e preocupe-se apenas com o novo financiamento.

Lembre-se de manter uma organização para que possa utilizar o dinheiro do debito antigo, uma parte no pagamento da nova parcela e o restante poderá utilizar em um investimento e em determinado ponto e com planejamento, saldar sua dívida atual mais rapidamente ou amortizá-la.

Os juros serão descontados integralmente?

Se você adiantar ou quitar as parcelas antes do prazo, apenas parte dos juros é descontado e não tudo.

O cálculo é feito com a taxa de juros contratada subtraída da diferença do valor da SELIC das datas de pagamento e da liquidação. Caso ela esteja mais elevado do que quando o empréstimo foi contratado, seu desconto será maior.

Vimos que você só poderá saber se vale a pena recorrer a crédito bancário para quitar financiamento imobiliário se fizer simulações e analisar a viabilidade da situação. Gostou? Então não perca tempo e compartilhe esse post em suas redes sociais!