C Crédito Imobiliário Dicionário Imobiliário

Consórcio de Imóveis

consorcio-de-imoveis-dicionario-do-mercado-imobiliario

Entenda como funcionam consórcios de Imóveis

O consórcio é uma opção de crédito ideal para quem não tem muita disciplina para poupar, ou procura fazer um investimento aos moldes de uma poupança. Nele, você, juntamente com um grupo de pessoas, pagará mensalidades fixas e só poderá resgatar o investimento ao quitar todo o valor, ser sorteado ou ao dar o maior lance. Por essas características, essa modalidade de crédito imobiliário é indicada para aqueles que desejam adquirir um imóvel a médio e longo prazo.

Para contratar um consócio você deve, antes de qualquer coisa, encontrar uma boa administradora. Ela será responsável por fiscalizar e gerir os recursos de todo o grupo.

Uma vez escolhida, você deverá entrar em um grupo que esteja de acordo com as suas necessidades e, junto com ele, criar um contrato que irá estabelecer as regras do consórcio.

O que são as contribuições mensais de um consórcio?

São as mensalidades que o consorciado deve pagar para formar a chamada “Poupança do Grupo”. De modo geral, elas são calculadas usando o valor da carta de crédito, dividida pelo número de meses que o consórcio terá vigor.

Como funciona a contemplação?

Você pode ser contemplado dentro de um consórcio em três situações distintas:

  1. Sorteio: Mensalmente acontece a Assembleia Geral Ordinária, onde todos os consorciados concorrem e podem ter o direito de usar a carta de crédito, se sorteados.
  2. Lance: Além do sorteio, você também poderá ser contemplado dando um lance na Assembleia. Nesse caso, o consorciado que ganhar deverá arcar com o valor oferecido no lance.
  3. Quitação do consórcio: Por fim, também é possível acessar o investimento quando você quitar a dívida.

Posso usar o FGTS no consórcio?

Sim, é possível usar o FGTS tanto para quitar o consórcio ou parte dele, ou ainda para dar um lance.

Fui contemplado. E agora?

Uma vez contemplado você receberá a sua carta de crédito que poderá ser usada para comprar o imóvel que deseja, ou quitar um que já tenha negociado. Também é possível resgatar o valor em dinheiro.

Informações importantes

Um consorciado pode ser excluído do consórcio se deixar de pagar as prestações do mesmo. Além disso, mensalidades em atraso também impedem que ele participe das assembleias e automaticamente concorra nos sorteios. Por isso manter a situação regular é importantíssimo.

Atenção: Quando buscamos informações sobre adquirir um consórcio, surgem muitas ofertas de cartas contempladas para negociação, essa é uma prática que requer muito cuidado, pois pode tratar-se de um golpe! Uma vez que as administradoras de consórcios não vendem contemplação, e sim as vagas em grupos. O que é possível, é um consorciado contemplado com intenção de repassar a carta e a dívida restante.

E nessa situação é preciso muita cautela, atente-se a esses passos:

  • Verifique se a carta é verdadeira
  • Leia o contrato
  • Confira se a administradora é reconhecida e autorizada pelo Banco do Brasil
  • Cheque a taxa para transferência

Clique aqui para saber mais sobre Crédito Imobiliário.

Sentiu falta de algum termo no dicionário do mercado imobiliário? Deixe sua palavra aqui!