Decoração Sua Casa

Como usar a iluminação natural como aliada na decoração

A iluminação é um dos fatores que merecem toda uma atenção especial na decoração. Nesse sentido, aproveitar a luz natural traz diferentes benefícios, não apenas no aspecto decorativo, como também para o orçamento da família e ao meio ambiente. Saiba mais!

Benefícios

A iluminação direta do sol reduz o consumo de energia, diminuindo assim os gastos e o impacto ambiental. Além disso, proporciona conforto visual, tornando o ambiente mais agradável. Outro aspecto positivo deste aproveitamento é a melhorar reprodução das cores, facilitando também a decoração com plantas ornamentais vivas.

Paredes de vidro são umas das maneiras de se aproveitar a iluminação natural | Foto: Home Design Adega.

Como aproveitar

O aproveitamento da luz natural deve ser aliado à luz artificial, para garantir ambientes eficiente e suficientemente bem iluminados.

Para isso, uma boa estratégia é utilizar paredes de vidro, que proporcionam um ar ainda mais charmoso ao cômodo. Para controlar a quantidade de iluminação e garantir a privacidade, a saída é investir em cortinas ou persianas.

Claraboias e janelas maiores também ajudam. Ainda nesse sentido, as paredes e o piso devem ser revestidos com cores claras. Dessa forma, cria-se a sensação de amplitude e maior iluminação nos espaços.

Outra possibilidade, para garantir que os ambientes tenham sempre quantidades suficientes de luz, é escolher luminárias e criar diferentes pontos de luz, para realçar determinados móveis ou itens, como bancadas e quadros, por exemplo. A melhor aposta é investir em arandelas, lustres, luminárias, pendentes e spots.

Por fim, consulte um decorador, sem se esquecer de sempre buscar o equilíbrio na decoração. Assim, sua casa pode ficar bem iluminada e, o melhor tudo, bem decorada.