Comprador Financiamento Locação

Como escolher sua casa em um portal de imóveis

como-escolher-o-imovel-ideal-em-um-portal-de-imoveis.jpeg

Fazer uma pesquisa em um portal de imóveis é uma facilidade para quem deseja comprar uma casa ou um apartamento. A busca online filtra e elimina as opções que não são adequadas para a família, tais como: metragem, número de dormitórios, infraestrutura e localização.

Porém, mesmo com a quantidade de informações disponíveis na internet, procurar um imóvel online requer cuidados. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como escolher a casa ou apartamento ideal em um portal imobiliário. Confira!

Saiba quais critérios você pode avaliar no portal de imóveis

A grande vantagem é que ele traz uma série de opções que você pode filtrar por venda ou locação, tipo de imóvel, número de dormitórios, localização e até faixa de preço. Isso ajuda a poupar tempo, já que você só visitará as unidades que atendem suas necessidades e expectativas inicias.

Abaixo, listamos os principais elementos que você pode filtrar no portal de imóveis durante a busca.

Tipo de imóvel

Você pode definir quais são as opções de interesse: apartamento, casa na cidade, casa em condomínio, cobertura, entre muitas outras alternativas. Além disso, o site também disponibiliza fotos do imóvel, o que permite ter uma noção mais real do seu espaço, conservação, claridade, e outros aspectos.

Localização

A localização é um fator que precisa ser levado em consideração na hora de escolher, especialmente nos casos de compra. Isso porque a propriedade deve ser apropriada tanto para a rotina atual da família quanto para pequenas mudanças nos planos. Além disso, trata-se de um investimento e, por isso, é fundamental estar atento a todas as possibilidades e pesquisar a valorização da região.

É comum o portal disponibilizar um mapa do local onde o imóvel se encontra — eventualmente até o nome da rua. Isso permite pesquisar a vizinhança e as principais vias de acesso, o que pesa muito na escolha do novo endereço. Ainda é possível encontrar nos anúncios, indicação de imóveis similares e o valor por metro quadrado de cada região.

Atenção: Informe-se sobre os projetos para os arredores

Uma vez que sabe o local, é muito fácil pesquisar online e se informar se existem projetos para novos empreendimentos na área e como eles podem impactar a rotina familiar positiva ou negativamente. Por exemplo: um novo centro comercial próximo a residência pode valorizar o imóvel, mas também pode afetar o trânsito no entorno.

Infraestrutura

Atente-se a infraestrutura do condomínio. O número de vagas na garagem e áreas de lazer costumam ser alguns critérios avaliados. Além disso, outras características também podem ser determinantes na escolha da propriedade, tais como: elevador, acesso para cadeirantes, portaria 24 h, entre outros.

Valores

É claro que o quesito valor não ficaria de fora. Além do preço do imóvel, o site também oferece o valor do condomínio e o IPTU. Preocupe-se sempre em realizar simulações de financiamento e avaliar se as parcelas ou o preço do aluguel são compatíveis com a renda familiar.

Entenda todos os recursos de um portal de imóveis

A pesquisa online é sim um passo importante para a compra e locação de imóveis, sabemos que uma análise inicial na internet é hoje um divisor de águas para os consumidores que ainda tem dúvidas sobre: comprar ou alugar? Qual bairro atende melhor as minhas necessidades? Que região tem mais potencial de valorização em qualidade de vida, infraestrutura e valores?

Uma vez que realizou suas pesquisas, definiu as prioridades e concluiu a triagem das unidades que mais se encaixam no que quer, precisa e em sua realidade financeira. Aproveite a navegação e esgote todos os serviços disponíveis no portal. Por exemplo, a avaliação de imóveis online.

Avalie seus eleitos de acordo com as informações disponíveis nos anúncios e outros similares, assim terá mais dados e valores como base para uma argumentação sobre preço.

Esgotados os recursos, solicite contato com um corretor parceiro por meio do próprio portal, tire dúvidas e valide tudo o que já sabe. Um corretor familiarizado com aquela unidade é o ideal para intermediar suas relação com o proprietário ou com a construtora responsável pelo lançamento. Confronte as informações e repita o processo com todos os imóveis de interesse.

Confira os principais critérios na escolha do imóvel

Geralmente, quando a família decide comprar um imóvel, a mulher tende a dar mais atenção aos detalhes e procura antecipar quais serão os elementos que impactarão na rotina familiar.

As principais preocupações presentes desde a busca online até o momento de escolher um imóvel costumam ser:

  • localização e proximidade do imóvel de escolas e creches;
  • segurança do bairro;
  • áreas de lazer para os filhos;
  • mobilidade.

É claro que outros critérios pessoais podem influenciar a decisão, mas os tópicos acima costumam ser os principais aspectos de peso para determinar uma compra.

Por que é importante fazer visitas

Agora é chegado o momento de ir pessoalmente conhecer as opções aprovadas por você e sua família, agende uma data para visitação aos imóveis eleitos e vá se certificar que o que foi mostrado no site corresponde às expectativas.

Durante a visita, deve-se avaliar a integridade do imóvel. Verificar a presença de mofo, infiltrações, pestes e outros danos, tudo isso é muito importante para evitar futuros transtornos e arrependimentos.

Além disso, passear pela vizinhança  pessoalmente e de preferência em horários diferentes é outra prática fundamental para a escolha do imóvel. A família deve avaliar quais são suas prioridades em termos de acessibilidade, tais como: escolas e creches próximas, segurança do bairro, mercados e farmácias na localidade, entre outras.

Traga para a sua visita pessoal, todo o critério da busca online ainda com mais atenção aos detalhes.

Agora que você já sabe como escolher o imóvel ideal em um portal de imóveis, leia este artigo com 6 dicas para adquirir a casa própria!