Comprador Financiamento

Saiba como comprar imóvel usado +[FICHA DE VISTORIA]

omo-comprar-imóvel-usado-agente-imóvel

A opção de comprar um imóvel usado, tem sido atrativa para muitos compradores – Secovi SP aponta que para cada lançamento, sete usados são vendidos -, essa preferência é facilmente explicada pelo valor menor em comparação aos novos no mesmo padrão. Um imóvel usado é até 30% mais barato, o que representa uma bela economia no bolso do novo proprietário.

Mas,  como toda transação imobiliária, existem peculiaridades a serem avaliadas. Então, calma! Se você não sabe nem por onde começar, vamos lhe ajudar sanando dúvidas a respeito de como comprar imóvel usado, quais são os pontos de atenção, vantagens e desvantagens e o que precisa saber para uma compra segura.

Neste artigo abordaremos:

  • custo benefício;
  • vistoria;
  • financiamento.

Custo X Benefício

Quem procura bem, consegue encontrar imóveis em condições muito boas e com valores sedutores. Pesar o custo x benefício é essencial na hora de fazer sua escolha, além de considerar o valor acessível, deve-se perceber a real condição do imóvel.  

Não podemos ignorar o fato, de que geralmente os usados possuem uma excelente margem de negociação. Os proprietários costumam abrir a conversa com os interessados, e é possível conseguir bons valores usando seu feeling, quando se nota a intenção de urgência na venda e o comprador atende as condições necessárias para a compra. O poder de barganha é seu. Saiba aproveitar.

Vistoria

A vistoria deve ser feita com calma e tempo. Você deve chegar cedo, ainda com a luz do dia para enxergar qualquer problema ou rachadura nas paredes. Analise cada cantinho, e perceba se o imóvel possui alguma parte danificada.

Durante a vistoria você precisa analisar se existe algum problema que precisa ser corrigido, e se o investimento para isso valerá a pena.

Também deve-se solicitar uma planta ao proprietário ou síndico para averiguar se as medidas batem, ou se houve alguma alteração estrutural no imóvel.

Se for apartamento, vale a pena pedir para o vizinho da casa logo abaixo a sua para dar uma olhada se não existem pontos de infiltração. Analise e anote qualquer mancha, rachadura, tipo de alvenaria e qualquer outra informação relevante.

Por fim, converse com o porteiro ou com os vizinhos da região para descobrir se a rua alaga, quais são os problemas mais corriqueiros, e o que poderá colocar o seu bem-estar em jogo.

A vistoria é um passo essencial no processo de compra. Você deve prestar muita atenção, e tirar dúvidas sobre qualquer coisa que ache estranho no imóvel.

Realize uma das ações abaixo para ter acesso ao modelo de Ficha de Vistoria de Imóvel.

Financiamento

É possível financiar um imóvel usado com juros bem competitivos para a aquisição. O financiamento tem sido a escolha perfeita para pessoas que querem adquirir propriedades, mas não possuem um grande valor para comprar a vista.

O crédito financiado permite que você adquira um imóvel e pague o valor em muitos anos (até 35). Em alguns casos é possível parcelar até 80% do valor total, o que significa que a entrada é relativamente pequena se comparada ao montante.

Documentos necessários para financiamento: o que separar antes de dar entrada?

Outra informação muito útil para quem deseja saber como comprar imóvel usado é a documentação necessária para o processo. A compra exige a reunião de muitos documentos, e a melhor forma de se organizar é guardar todos eles em uma pasta acessível e com antecedência.

Mas, o mais importante é saber quais são os documentos que você deve exigir do proprietário para a aquisição. A melhor forma de manter a conferência correta é contar com o auxilio de um corretor de imóveis ou uma imobiliária para ajudar no processo.

Documentos Pessoais do Vendedor

Caso a pessoa que está vendendo o imóvel seja casada, é necessário também analisar as condições do cônjuge. Afinal, essa pessoa pode ter direitos sobre a casa ou apartamento, e isso pode se tornar um problema no futuro.

Vendedor pessoa jurídica

Informações dos sócios (Carteira de Identidade (RG), CPF, estado civil, nacionalidade), Informações do Serasa, SPC, cartórios, pessoais e bancárias.     

Documentos Pessoais do Comprador

  • carteira de Identidade ou CNH contendo RG e CPF;
  • proposta de compra com cópias autenticadas;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda e trabalho;
  • informações do Serasa, SPC, cartórios, pessoais e bancárias.

Documentos do Imóvel

  • cópia da escritura;
  • declaração de quitação de condomínio;
  • certidão negativa de Ônus Reais;
  • averbação de construção junto ao Registro de Imóveis;
  • certidão negativa de débitos de IPTU;
  • CND / INSS ;
  • certidão negativa de débitos condominais.

Caso o imóvel seja foreiro, apresentar autorização de venda do aforamento.

Certidão de desapropriação:

Devemos dar um destaque a esse documento, que diz respeito a imóveis localizados em regiões onde estão previstas obras cuja desapropriação se faz necessária.

Somente o proprietário do imóvel ou um contador podem solicitá-lo. Exija essa certidão para evitar dores de cabeça com a prefeitura local. Desconfie principalmente se o imóvel tiver preço muito inferior ao normal.

Pronto! Agora que você já sabe como comprar um imóvel usado é hora de colocar tudo isso em prática, baixe nossa FICHA DE VISTORIA SIMPLIFICADA e a leve com você ao visitar seus imóveis de interesse.

Não esqueça de se cadastrar abaixo para receber mais materiais gratuitos e informações sobre o mercado imobiliário.