Comprador Financiamento

Desfrute de seu imóvel novo: tudo que é preciso fazer após a entrega das chaves

desfrute-de-seu-imóvel-novo-tudo-que-você-precisa-fazer-após-a-entrega-das-chaves-agente-imóvel

Enfim, chegou o tão sonhado dia de tomar posse do imóvel novo.

Depois de três anos de espera, o lançamento adquirido ainda na planta foi finalizado e está à sua espera, mas não dá para se deixar levar pelo encantamento e ficar afoito a partir da entrega das chaves.

Neste artigo, você vai entender quais devem ser as suas principais preocupações após esse momento.

Recebi as chaves do imóvel novo, e agora?

Para quem esperou por 36 meses a conclusão do projeto, é normal sentir aquela ansiedade para logo tomar posse. Afinal, ali está a realização de um sonho.

Você vai morar em um lançamento que tem tudo o que deseja e, agora, altamente valorizado. Fique feliz, foi certamente, um negócio e tanto.

Mas ainda não é o momento de relaxar.

Ao colocar as mãos nas chaves do imóvel, você tem novos compromissos, e eles exigem a sua atenção da mesma forma que ocorreu na fase de negociação e aquisição. Os principais pontos a observar nessa hora dizem respeito às suas finanças, à infraestrutura do imóvel e à decoração do espaço.

Nos próximos tópicos, vamos explicar detalhadamente cada um deles.

1. Revise seu planejamento financeiro

Você deve lembrar que, lá no início de tudo, fez uma série de cálculos para pagar o valor de entrada e, quem sabe, financiar o restante. Ainda que você tenha quitado à vista o saldo remanescente, não dá para se descuidar das finanças.

Afinal, toda mudança representa um gasto, não é mesmo?

E na hora de dar ao lar a sua cara, é preciso ter muita cautela e inteligência emocional, isso pois o imóvel novo é certamente lindo e você deseja escolher tudo do melhor para decorá-lo.

Mas depois de um grande esforço para adquiri-lo, como estão as suas finanças?

O que, de fato, cabe no seu orçamento?

É chegada a hora de voltar ao planejamento financeiro e fazer despesas de maneira estratégica, sem agir por impulso. E se financiou a compra, então, a atenção deve ser multiplicada.

Qualquer gasto pode comprometer o pagamento em dia das parcelas e você não vai arriscar se endividar ou até mesmo ameaçar a propriedade sobre o imóvel devido à empolgação e despesas mal planejadas, não é?

E por falar nelas, há algumas com as quais você talvez não conte, como veremos a seguir.

2. Considere os gastos antes da mudança

Entre os documentos exigidos para a execução de um projeto na planta, está o memorial descritivo da obra. Nele, estão todos os detalhes de marcas e materiais utilizados na construção.

Como o nome indica, descreve tudo o que você vai encontrar no imóvel novo após se mudar.

Mas nem sempre o comprador dá a devida atenção ao documento e, ao pegar as chaves, se surpreende por ter que fazer investimentos no espaço. Pode ser necessário ter que providenciar desde chuveiros até vidros para o fechamento de sacadas.

Também as ligações de água, luz e gás não são garantidas. Sem falar na importância de trocar o miolo da fechadura de entrada, de instalar um olho mágico e, quem sabe, um sistema de alarme e segurança.

Entenda que o imóvel será entregue pronto para morar, mas que há gastos dos quais não tem como escapar.

Só resta, então, retornar ao item 1 e se planejar financeiramente.

3. Não esqueça de impostos e taxas

Há pelo menos duas cobranças que só podem ser realizadas após a entrega das chaves. Ou seja, são mais despesas que devem estar previstas no seu orçamento a partir da posse do imóvel novo.

Estamos falando do IPTU, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana e da taxa condominial.

Nenhuma delas pode ser cobrada antes que o comprador, efetivamente, assuma a condição de proprietário e esse é o primeiro ponto de atenção.

O segundo é, mais uma vez, ter nessas despesas uma previsão orçamentária, já que a quitação nesse caso é de sua responsabilidade.

4. Busque decorar com economia

É natural e até saudável o seu encantamento com o imóvel novo.

O que não faz bem é se deixar levar por esse sentimento e propor uma decoração de cinema para o espaço se não era previsto em seu orçamento.

Investir pesado em louças e metais, escolher o mármore mais caro para o banheiro, apostar em móveis sob medida por toda a casa e não reaproveitar nada do que já possui são equívocos que tendem a custar literalmente muito caro.

Talvez você tenha em mente aquela unidade decorada que visitou logo quando se interessou pelo empreendimento. Ela até pode servir de inspiração, mas com adequações ao seu orçamento.

Em primeiro lugar, olhe para o que já tem: quais móveis pode utilizar e quais se tornarão úteis após uma reforma?  Falando em reforma, também pegue leve com elas, como ao substituir pisos e revestimentos. Antes de qualquer coisa, questione-se quanto à urgência de toda e qualquer despesa.

Outra boa dica é focar nos detalhes e organizar a decoração conforme as suas necessidades.

Busque sempre soluções criativas, faça orçamentos com diferentes empresas, leia revistas e artigos sobre decoração e arquitetura e se o orçamento apertar, recorra a móveis de segunda mão e soluções customizadas, no estilo faça você mesmo, estão em alta e podem dar um charme todo especial ao espaço.

Aproveite o imóvel novo com sabedoria

Neste artigo, trouxemos informações para que você possa desfrutar do imóvel novo sem culpa ou arrependimentos.

Para concluir, vale ressaltar que o primeiro passo para ter sucesso nesse desafio é realizar uma vistoria durante a entrega das chaves. Você precisa ser observador e não ter receio de questionar possíveis inconformidades.

Tenha sempre o memorial descritivo da obra em mãos e vá a fundo nos detalhes.

É seu direito enquanto consumidor receber tudo conforme contratado, além de não pagar nada cuja cobrança só seja legalmente permitida a partir da entrega das chaves.

Para que a experiência de morar em um lançamento imobiliário seja a melhor possível, use todas as informações que conferiu ao longo do texto.

O portal Agente Imóvel é uma ótima fonte de conteúdo, além de reunir as principais ofertas e notícias sobre o mercado.

Se restou alguma dúvida, registre seu comentário e não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares.

Este artigo é o texto bônus da série ”Comprando imóveis em lançamento sem complicação”

<<<< PASSO 01                                                                         PASSO 10 >>>>