Comprador Financiamento

Avaliação de imóveis: o que é levado em consideração ao definir o valor?

avaliacao-de-imoveis-o-que-e-levado-em-consideracao-ao-definir-o-valor.jpeg

A compra de um imóvel é uma das maiores aquisições que uma pessoa poderá realizar em sua vida, não é mesmo? Devido ao alto valor necessário para fazer esse investimento, é fundamental contar com uma avaliação de imóveis precisa. Desse modo, você terá a certeza de não estar pagando um preço mais elevado do que o bem realmente vale.

Entretanto, a avaliação de imóveis não é algo tão simples, pois o valor resulta da análise de variáveis técnicas, mercadológicas e, até mesmo, sentimentais, fazendo com que o preço varie de acordo com quem realiza o parecer.

Os bancos, ao fazerem uma avaliação durante o processo de liberação de um financiamento imobiliário, tendem a chegar em valores inferiores, pois eles descontam uma porcentagem do preço de mercado para gerar maior liquidez ao imóvel. Assim, ele terá mais segurança caso necessite executar a garantia.

Já as imobiliárias realizam uma avaliação tendo como principal foco a margem de negociação para a venda, enquanto o proprietário tem o objetivo de conseguir o maior lucro possível com o seu imóvel.

Ao continuar a leitura deste artigo, você descobrirá maneiras de saber se o imóvel almejado tem um preço justo e quais são os fatores que influenciam nesse valor. Acompanhe!

Como realizar a avaliação de imóveis?

Consulte um corretor

Existem algumas vantagens de contar com o apoio de um bom corretor na hora de comprar um imóvel. Entre elas, uma das mais importantes é a certeza de estar adquirindo um bem que apresenta um valor justo e que se encontra dentro do que é cobrado pelo mercado.

Esse serviço de avaliação é denominado Parecer Verbal, e caso você contrate apenas essa atividade, é cobrada uma taxa tabelada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), que se baseia em uma anuidade do orgão — esse valor varia de acordo com o estado.

Em alguns casos específicos, como na necessidade de avaliar um imóvel para processos de divórcio ou herança, é necessário contratar uma avaliação documentada, denominada como Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, que se baseia em explicar de maneira detalhada os motivos que determinaram o valor da propriedade.

Esse documento é feito apenas por corretores que têm o título de avaliador imobiliário, concedido aos profissionais com diploma de curso superior em gestão imobiliária ou de especialista em avaliação imobiliária concedido por cursos do CRECI, e tem o custo de 1% do valor avaliado.

Utilize sites que auxiliam na avaliação

Em muitos casos, principalmente quando se deseja ter uma ideia a respeito de valores, a internet se torna um dos locais mais indicados para descobrir o quanto é cobrado por um imóvel.

O portal imobiliário Agente Imóvel, disponibiliza a ferramenta gratuita que permite ao usuário encontrar uma avaliação precisa sobre o quanto é cobrado por um imóvel que apresenta determinadas características em uma região.

Na ferramenta, o usuário informa o endereço e detalhes do imóvel (se é um apartamento, uma casa ou um sobrado), as principais características (número de quartos, banheiros, vaga de garagem etc.) e o estado de conservação da residência. A partir desses dados, o sistema fornecerá uma estimativa sobre os preços de mercado cobrados por imóveis similares na região indicada.

É bom ressaltar que os valores encontrados não poderão ser usados como uma avaliação formal, pois esta é apenas realizada por corretores que têm autorização junto ao CRECI.

Pesquise o valor cobrado por imóveis similares

Outra forma de descobrir o valor aproximado de um determinado imóvel ou de se certificar de que o custo encontrado está dentro do que é cobrado pelo mercado, é fazer uma busca por propriedades similares que estão à venda na mesma rua ou em localizações próximas.

Isso é possível por meio da consulta em portais especializados, o ideal é buscar por propriedades que apresentem as mesmas características, tamanho, estado de conservação e localização da residência almejada.

Caso você não encontre anúncios de imóveis numa área próxima à desejada na internet, a solução é realizar uma caminhada pela região e se informar com os moradores, zeladores e porteiros sobre como está a média de valores nessa vizinhança.

Também é possível encontrar o preço médio cobrado na área junto aos corretores, às imobiliárias e, até mesmo, aos  classificados de imóveis do jornal local.

O que influencia no valor de um imóvel?

Para conseguir realizar uma avaliação de imóveis precisa, o profissional responsável utilizará muitos critérios para precificar com exatidão a propriedade analisada.

Entretanto, não são apenas os critérios concretos — como o tamanho do imóvel ou o número de cômodos — que influenciarão no valor final. Existem também fatores subjetivos — como a localização — que apresentam grande influência na precificação.

Os principais fatores subjetivos são:

Localização

A localização é o principal fator que influencia no valor de uma propriedade. Isso acontece porque, dentro de uma mesma cidade, existem regiões que apresentam uma melhor estrutura em serviços e comércios ou têm construções diferenciadas, mais luxuosas ou que estão situadas em áreas nobres.

Nesses bairros, os imóveis tendem a ser mais valorizados do que aqueles encontrados em regiões mais carentes de serviços e infraestrutura ou têm características mais populares.

Também é comum encontrar diferenças de valores dentro de uma mesma área, devido ao fato de que alguns imóveis estão mais próximos a algumas conveniências que facilitam a vida de seus moradores. Isso faz com que a demanda por essas propriedades aumente e, consequentemente, interfere no valor.

Tempo de construção do imóvel

A idade da construção é outro fator relevante que influencia no valor. Os recém-construídos podem apresentar um valor 30% superior ao de um usado, entretanto, na hora de escolher qual comprar, é preciso ter atenção às vantagens e às desvantagens que cada tipo apresenta.

Os imóveis novos geralmente contam com projetos mais funcionais e melhor infraestrutura interna, como um maior número de vagas na garagem, áreas de lazer mais equipadas e projeto elétrico atualizado (com maior número de tomadas, por exemplo).

Já os imóveis antigos são mais espaçosos, porém apresentam maior custo de manutenção e a necessidade de realizar algumas reformas de adaptação às necessidades do futuro morador ou de troca das instalações hidráulicas e elétricas.

Necessidade de realização de reformas

Como falado no tópico anterior, o estado de manutenção do imóvel também influencia na avaliação. Assim, construções que são mais conservadas, com pintura recente, acabamentos de qualidade e armários planejados, tendem a ser mais valorizados.

É fundamental ficar atento à estrutura da edificação e às instalações elétricas e hidráulicas, sobretudo se o imóvel for muito antigo, pois, normalmente, existe a necessidade da realização de alguma reforma.

Caso você encontre um imóvel com potencial, mas que necessite de reformas ou adaptações, é possível utilizar isso como argumento durante a negociação.

A correta avaliação é crucial para que a negociação imobiliária seja bem-sucedida, porque o bem pretendido será precificado a um valor justo, evitando que ambas as partes envolvidas sofram prejuízos.

Caso você esteja pensando em adquirir um imóvel, não deixe de conferir nossa ferramenta gratuita de avaliação de imóveis. Ela, com certeza, dará uma estimativa precisa do que será necessário investir para realizar a compra. Confira!