Carreira Corretor Marketing

Aprenda a organizar sua rotina de trabalho como corretor de imóveis

Aprenda a organizar sua rotina de trabalho como corretor de imóveis

Para se ter sucesso no mercado, um corretor imobiliário precisa captar novos clientes, aumentar seu portfólio, realizar follow up dos contatos, fazer networking e atender sua carteira (de preferência, excedendo suas expectativas!).

Além de todas essas tarefas, o corretor ainda tem que ultrapassar as dificuldades de sua profissão e ter um bom número de negociações bem sucedidas, caso contrário, não conseguirá pagar as contas ao final do mês.

Com tantas obrigações, é essencial manter o dia a dia organizado para não comprometer sua produtividade e seus resultados. Continue a leitura deste artigo e descubra o que você pode fazer para organizar sua rotina de trabalho para ter mais vendas.

Não deixe seu dia ao “Deus dará”: planeje suas tarefas!

Para alcançar a excelência na prestação de seus serviços, não basta apenas ter um cronograma definido, é necessário aproveitar cada segundo do tempo de maneira produtiva.

O primeiro passo para isso é saber exatamente o que você tem que fazer durante o seu expediente.

Se para você funciona, faça uma lista…

Pode ser que para você apenas uma lista com todos os clientes com quem deverá entrar em contato ou quais visitas deverão ser realizadas durante o dia já seja suficiente.

…ou use uma metodologia estruturada

Mas você também pode ir mais longe e utilizar uma metodologia específica de produtividade pessoal. Uma bastante popular é a Tríade do Tempo do Christian Barbosa.

A partir dela, você classificará as atividades listadas em três categorias, que são:

  1. urgentes – tarefas que serão entregues em um prazo curto;
  2. importantes – tarefas que trazem bons resultados e ainda possuem um bom prazo para serem realizadas;
  3. circunstanciais – tarefas que não agregam valor e fazem você desperdiçar o tempo.

O objetivo desse método é realizar as atividades urgentes primeiro. Em seguida, aumentar as tarefas importantes, as quais possibilitam a diminuição das urgências e, principalmente, conseguir eliminar as tarefas circunstanciais, as quais não agregam em nada nos seus resultados.

Use a tecnologia em seu dia a dia como corretor de imóveis

Para melhorar ainda mais o gerenciamento de tempo, sempre use a tecnologia a seu favor. Hoje existem aplicativos específicos para a rotina de corretor, que poderão ajudá-lo a listar suas tarefas diárias ou, até mesmo, organizar o seu portfólio e a agenda de contatos, otimizando seu dia para que você tenha mais tempo e condições de vender mais e melhor.

Mantenha a ordem na sua carteira de clientes

Sabemos que uma das maiores dificuldades é conseguir gerenciar sua carteira de clientes de forma a obter uma visão ampla do mercado.

Mas com a tecnologia é possível que qualquer corretor de imóveis consiga aposentar sua agenda de papel e realizar o gerenciamento de seus contatos através do uso de ferramentas de Customer Relationship Management (CRM).

Com o uso de um bom CRM – como o Agendor – é possível, em um único lugar, cadastrar todos os dados dos clientes, o que eles procuram em um imóvel, quais ações já foram feitas para eles, agendar tarefas que deverão ser realizadas e acompanhar a evolução das negociações com a criação de um funil de vendas.

Assim você não perde tempo com papelada e tem uma visão macro de sua carteira para explorar todas as oportunidades de negócio.

Outra vantagem é conseguir realizar de maneira satisfatória o pós-venda, pois, através do registro de todas as atividades realizadas com o cliente, você consegue planejar uma abordagem personalizada e que consiga atender todas as demandas do seu consumidor.

Tenha rédea firme também sobre suas finanças

Um dos grandes atrativos do mercado imobiliário para quem quer ser corretor são as altas comissões. Mas sendo um profissional liberal, o corretor precisa fazer um gerenciamento financeiro diferente de um assalariado convencional.

Isso porque é fundamental quantificar os gastos para exercer a profissão. Deve-se ter com precisão todos os custos para manter o negócio em funcionamento:

  • quanto é gasto em deslocamento para as visitas;
  • com a comunicação entre a equipe e com os clientes;
  • com a manutenção da sua infraestrutura própria (carro, internet, ferramentas digitais, etc).

É preciso ter tudo anotado para conseguir, por exemplo, quantificar o que deve ser guardado em um fundo de reserva que possibilitará que o corretor continue exercendo sua profissão em momentos que não ocorram um volume elevado de vendas ou algum imprevisto.

Pelo fato de estar seguro financeiramente e, consequentemente, sem a pressão de ter que realizar uma venda a qualquer custo, é possível que o profissional do mercado imobiliário consiga exercer sua atividade com excelência, realizando um atendimento diferenciado para cada cliente e, assim, vendendo mais.

Também é bom criar um fundo para investimento profissional, como a realização de cursos, parcerias com sites imobiliários, compra de ferramentas ou, até mesmo, a ida a eventos.

E, claro, a papelada: não descuide da documentação!

Não é segredo para ninguém que qualquer transação que ocorre no mercado imobiliário será acompanhada por uma grande quantidade de documentos. Inclusive, sempre que for negociar um imóvel, lembre-se de separar uma parte do orçamento para quitar as taxas cobradas pelos cartórios.

Para não esquecer nada e, consequentemente, não perder tempo nem venda, crie checklists com todas as ações necessárias para a realização de uma transação, listando:

  • quais são os documentos que deverão ser providenciados;
  • quais serão as etapas da negociação, desde a visita até a concretização da venda;
  • quais informações você precisa captar junto ao cliente;
  • ou qualquer outro campo que seja funcional para você.

Além disso, você pode também manter em seu computador uma ampla biblioteca com modelos de documentos, como contratos, autorizações, declarações, cartas e recibos, para usar sempre que precisar, agilizando seu dia a dia e evitando que o esquecimento ou a perda de alguma documentação atrase uma venda ou, até mesmo, provoque a desistência do comprador.

A rotina de trabalho do corretor é complexa, desse modo, o profissional que deseja ser diferenciado no mercado e possuir alto desempenho precisa organizar seu dia a dia, pois, somente assim, será possível focar os seus esforços em tarefas que trarão os resultados necessários para alcançar os seus objetivos.

Caso você tenha gostado dessas dicas e gostaria de melhorar ainda mais a qualidade de seus serviços, leia este artigo.