Construtora Marketing Mercado

Entenda o que é a API Interface e como ela deixa seu negócio em imóveis mais inteligente

Você já deve ter ouvido falar sobre sistemas integrados a um API, mas saber realmente como funciona e quais os benefícios que essa funcionalidade trás? 

A API Interface é uma ótima ferramenta para quem possui negócios no setor de imóveis e deseja tornar suas operações e trabalho mais inteligentes. Mais que isso, o uso das APIs pode melhorar a segurança de sistemas da empresa e até gerar um novo meio de monetização para o mercado imobiliário.

Continue neste artigo para entender o que é uma API Interface, para que ela serve, como funciona e de que modo ela pode auxiliar a sua empresa.

O que é a API Interface

Imagem de um sistema ou softwares com vários dados

A sigla API é um acrônimo para Application Programming Interface, ou em português, Interface de Programação de Aplicativos.

A API Interface pode ser entendida como um conjunto de padrões de programação que permitem a construção de aplicativos. Ela é tida como a “matrix” dos aplicativos, a interface que roda por trás de todo e qualquer sistema.

Ou seja, toda pessoa, enquanto usufrui de seu acesso e uso de um aplicativo ou site, a API Interface do mesmo pode estar conectada a vários outros recursos de integração.

Qual a função de uma API Interface

As APIs servem para conectar softwares, aplicativos e sistemas de forma mais rápida, segura e eficaz. Assim, é notória a sua importância em business intelligence, servindo como o principal meio de ligação entre ferramentas e softwares.

Sem a API Interface, muitos dos aplicativos e recursos de integração de sistemas que temos hoje em dia não seriam possíveis. E isso impactaria seriamente na forma como usamos a internet, e como empresas do mercado imobiliário, por exemplo, operariam em meios digitais.

Mas não é apenas para isso que as APIs servem.

APIs como meios de coleta de informações

A inserção de uma API em um negócio pode ajudar a empresa a coletar e armazenar dados e informações de um modo muito mais fácil.

Isso é possível porque as APIs permitem unir ferramentas de análise de dados de modo simples, rápido e prático. Sempre mantendo segurança e estabilidade na execução dos procedimentos, seja de coleta, armazenamento ou gestão das informações.

Como funciona a API Interface na prática

Mãos digitando em um teclado de notebook

Você já aprendeu o que é e para que servem, agora é hora de entender como que essa interface funciona de um modo prático.

A API funciona por meio da comunicação realizada entre diversos códigos, que por sua vez definem comportamentos específicos de determinados objetos dentro de uma interface.

|Soluções para business intelligence no mercado imobiliário AQUI| 

Isso significa que o sistema fará a interligação entre diversas funções de um site ou aplicativo (artigos, notícias, busca de imagens, chat, etc). O que é feito para possibilitar o uso dessas funções em outras aplicações.

Um detalhe interessante aqui, e que passa muitas vezes desconhecido, é que sistemas operacionais possuem APIs. O Windows por exemplo conta com a Win16 API, Win32 API e Telephony API.

Vantagens da API Interface em um sistema próprio

Sistemas com a forma de circunferência que se liga a vário dados

A integração de um sistema, ou um site, a uma API Interface trás consigo uma série de vantagens e benefícios para a empresa que investe nessa prática.
Confira algumas dessas vantagens abaixo:

Segurança

A forma como as APIs realizam seus processo de integração permite uma troca de informações e dados muito mais segura. Elas criam um tipo de portão, de onde surgiu o termo Gateway API, na qual apenas um conjunto específico de informações definido pela empresa estará disponível.

Monetização por acessos

Já se perguntou como é que a Netflix gerencia o acesso de seus clientes e faz dinheiro com seu serviço de Streaming? Isso só é possível através de uma integração de API Interface, chamada de API Privada. Ela consiste em utilizar a integração para bloquear o acesso a parte do conteúdo da sua aplicação, como um site por exemplo, liberando-a por meio do pagamento de um valor cobrado definido pela empresa.

Redução do volume de dados

Como dito anteriormente, as APIS podem fazer integrações de forma específica, vinculando um tipo de informação e permitindo acesso a outras. Sob uma perspectiva de operação do sistema, isso pode significar uma otimização de performance de plataforma. E por consequência, economia no volume de dados consumidos. O que resulta num racionamento de recursos da empresa que faz a integração API em suas aplicações de forma geral.

Auditoria de acessos

Por fim, uma integração realizada com uma API Interface permite ainda que a empresa faça auditorias de acessos.

O que é vantajoso pois possibilita que a empresa saiba exatamente quem anda acessando seu conteúdo e evitando que usuários não autorizados continuem consumindo do informações privadas de suas aplicações. Um exemplo dessa vantagem está nas empresas que utilizam integrações API para monetizar seus sites através de acessos, como é o caso da Netflix, já citada anteriormente.

Como isso se aplica para empresas do setor imobiliário

Tablete que se lia a casa, calculadora, chat, liz, antenas e câmera fotográfica

Empresas do setor imobiliário também podem se beneficiar em muito fazendo a integração de suas aplicações, como um site, com uma API Interface.

A integração API feita pela Agente Imóvel possibilita empresas do mercado imobiliário a utilizarem todo o poder dos dados e análises de líderes do mercado em tempo real para impulsionar os resultados das aplicações da empresa. Como por exemplo sites, softwares e aplicativos.

A integração API pode ser utilizada nas páginas do site para possibilitar que a página de um determinado imóvel possa ter seu status alterado automaticamente para aluguel ou venda.

|Fintechs: Conheça o papel das startups financeiras no mercado imobiliário|

|Investimento em Marketing Digital para construtoras: saiba por onde começar|

Ainda no caso da API da Agente Imóvel, empresas do ramo imobiliário como corretoras de imóveis e construtoras podem usar do nosso API para operar de modo mais inteligente. Entregando soluções melhores para os visitantes de seus sites e potenciais clientes de suas empresas.

Gostou deste artigo? Então confira outros conteúdos sobre o mercado imobiliário clicando aqui.