Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

A importância dos indicadores no mercado imobiliário

Ferramentas de pesquisas e estatísticas contribuem para monitoramento do mercado imobiliário.

Na hora de procurar um imóvel para comprar ou alugar, contar com referências confiáveis para pesquisas pode fazer toda a diferença. O trabalho de encontrar a casa ou apartamento ideal é muito facilitado quando se tem acesso a fontes de informação ricas em conteúdo e constantemente atualizadas.

No Brasil, mesmo com a alta demanda de imóveis, ainda se sofre com a precariedade de fontes oficiais de estatísticas sobre o setor.

Ao contrário do que acontece em muitos países no exterior, o mercado nacional ainda não possui órgãos oficiais provedores de pesquisas de mercado, limitando-se a iniciativas isoladas de sindicatos e associações.

Um exemplo, é o Secovi-SP, maior sindicato do mercado imobiliário da América Latina que, mensalmente, fornece dados sobre o número de vendas e lançamentos de imóveis residenciais na capital paulista. Os índices divulgados possibilitam mais clareza a respeito dos rumos tomados pelo setor.

Por se tratar de um produto sujeito à interferência de uma série de fatores, como localização e infraestrutura, os imóveis necessitam de ferramentas capazes de medir resultados e fornecer dados atualizados constantemente.

Certos indicadores, como o de vendas e variação dos preços são capazes de simplificar o monitoramento do mercado imobiliário, possibilitando a melhor avaliação de riscos e oportunidades.

Pensando nisso, o site Agente Imóvel disponibiliza gratuitamente, suas próprias ferramentas de pesquisa, mantendo dados sobre estatísticas e tendências do mercado imobiliário nacional sempre atualizados.

A pesquisa pode ser refinada de acordo com cidades e bairros, mostrando indicadores como o preço médio anunciado e variação nos valores dos imóveis, desde o mês anterior.

O benefício pode ser encarado como uma grande vantagem, tanto para imobiliárias, quanto para quem pensa em adquirir apartamentos e casas a venda em SP e demais localidades no país. Isso porque, através do site, tem-se acesso a informações detalhadas sobre compra, venda e aluguel de imóveis nas mais diversas regiões do Brasil.

Somando a essa fonte de pesquisa, o governo federal ainda tem unido esforços com instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) para desenvolver indicadores, capazes de facilitar o acompanhamento do mercado imobiliário nacional. A iniciativa marcada para 2012 promete estabelecer padrões a fim de que os demais indicadores apresentem fontes ainda mais confiáveis.