Comprador Financiamento

Dicas Para Comprar Casa Própria

Dicas para comprar a casa própria

Comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros e para dar uma forcinha a realizar esse sonho com segurança e sem dor de cabeça, separamos seis dicas importantes para você, finalmente, ter um lar para chamar de seu.

Economize Dinheiro

Poupar é fundamental. Comece guardando dinheiro. Ter uma boa entrada diminui os juros e o tempo de financiamento. O ideal seria dar no mínimo 20% do valor do imóvel como entrada.

Outra boa alternativa é, caso possua tempo ou possa se valer de alugar um apartamento, investir mensalmente em alguma aplicação de boa rentabilidade e daqui a alguns anos dar uma entrada bem maior, como 50% do valor da casa.

Fazendo isso, você não apenas consegue economizar mais na hora da compra, como permite que o dinheiro trabalhe para você, gerando um maior rendimento na aplicação.

Faça Contas

Comprar a casa própria envolve muito mais planejamento do que simplesmente dar uma entrada e ir pagando as parcelas. Como qualquer grande projeto na vida pessoal, é preciso saber quais passos dar, no tempo certo, e de acordo com as possibilidades do seu orçamento.

O primeiro passo é planejar a entrada. Nesta etapa, questione-se coisas como:

  • Qual é a porcentagem do valor do imóvel que pretendo dar como entrada?
  • Pesquise o melhor financiamento possível no mercado para seu caso. Além disso, busque também as empresas mais sólidas e com boa reputação no ramo.
  • Verifique se esse financiamento caberá mensalmente no seu orçamento. De acordo com especialistas, é prudente não comprometer mais de 30% das suas receitas mensais com o financiamento. Sua casa própria deve ser um sonho, que vira objetivo e que está sendo agradavelmente realizado. Não um pesadelo.

Embora pareça trabalhoso, todo esse trabalho de organização e orçamentação valerão muito a pena lá na frente, além de te poupar grandes dores de cabeça.

A Internet é Sua Aliada

Portais Imobiliários são os mais indicados para você achar e pesquisar imóveis à venda. Eles otimizam as buscas e possuem informações atualizadas, facilitando sua vida na hora de comparar as ofertas e escolher o imóvel.

Se você também desejar, existem sites onde pode-se negociar a compra direto com o dono atual, ou contato com corretores envolvendo menos burocracia.

Use a abuse das ferramentas online, busque por indicações e pesquise os bairros. Na hora de procurar a casa ou apartamento dos seus sonhos, a internet pode ser uma aliada fundamental para encontrar a melhor oferta.

Visite Feiras e Stands de Vendas

As feiras são uma boa oportunidade para negociar e achar uma boa oferta. Se o seu interesse é por lançamentos, vale também visitar os stands de vendas dos empreendimentos que mais chamaram sua atenção. Lá você vai conseguir informações completas sobre valores e prazos.

Conheça as Linhas de Crédito

Existem diferentes tipos de financiamentos de imóveis disponíveis no mercado. Você pode fazer simulações para descobrir qual financiamento se encaixa melhor com seu perfil. Nos sites das instituições bancárias o serviço é gratuito e fácil. Você também pode pedir ajuda ao seu gerente do banco, que pode te orientar em todos os passos.

Agora mantenha-se atento ao que falamos anteriormente, tenha um controle correto das contas e do seu orçamento. Certifique-se que a linha de crédito escolhida não ultrapasse o limite saudável de comprometimento financeiro, e que as taxas do plano são as melhores possíveis.

Reserve Dinheiro Para Pagar Despesas

Prepare o bolso para as despesas com a papelada na hora de regularizar a compra do imóvel. Os custos com toda documentação é alto e pode variar entre 6% a 8% do valor do imóvel.

Se você seguir essas dicas com certeza vai fazer um bom negócio e conseguir realizar o sonho de ter a casa própria.