Locação

Aluguel de chácaras: cuidados antes de fechar negócios

Não é apenas na época de férias ou feriados prolongados que o aluguel por temporada é requisitado pelo consumidor. A opção também é procurada com frequência por quem deseja encontrar um lugar para reunir amigos, parentes e, até mesmo, realizar de pequenos a grandes eventos. Surgindo como uma alternativa às hospedagens em hotéis, o aluguel de chácaras pode ser uma solução para grupos que buscam por praticidade e economia – sem abrir mão de benefícios como o conforto e comodidade.

Na hora de alugar, porém, alguns detalhes devem ser observados e servem como alerta tanto para locadores, como para locatários. Confira!

Opções de lazer

Quem busca pelo aluguel de chácaras e sítios quer um ambiente onde seja possível relaxar e se divertir. Por isso, diferenciais como piscinas, jardins, quintais, quadras e campos para a prática de esportes, edículas, espaços com churrasqueiras, entre outros, servem como um bom referencial para a escolha do local ideal.

Graças a espaços como esses, torna-se mais fácil realizar encontros de famílias, confraternizações de empresas, festas entre amigos e tantas outras possibilidades de eventos e comemorações.

Todos estes detalhes devem ser observados. Primeiro, é preciso pensar no objetivo da ocasião e, em seguida, analisar todas as instalações, para que o lazer seja possível, sem atrapalhar o evento, conforme é especificado a seguir.

Aluguel de chácaras surge como uma alternativa às hospedagens em hotéis | Foto: Flickr.

Limpeza e manutenção do local

Um dos tópicos mais importantes na hora da negociação está na situação em que se encontram as instalações da chácara. Especialmente se tratando de áreas destinadas a festa e comemorações, como pátios e piscinas, este é um cuidado fundamental e com grande peso na escolha final do interessado.

Para dar garantia de bom negócio, a chácara deve estar limpa, com lixo recolhido, instalações de fácil acesso, móveis em bom estado e com as devidas condições de higiene em dia. A atenção também diz respeito às instalações elétricas que devem estar em pleno funcionamento para assegurar a tranquilidade dos inquilinos.

Contrato de locação temporária

A fim de evitar possíveis problemas e desentendimento acerca da negociação, a principal recomendação é efetuar um contrato, mesmo que para poucos dias. Aqui, devem ser esclarecidos todos os direitos e deveres de ambas as partes, além de constar os valores do aluguel – combinados com antecedência.