Comprador Financiamento Venda

Leilão de imóveis: conheça as vantagens para quem quer vender seu bem

Surgindo como uma alternativa para quem tem pressa em vender, o leilão de imóveis pode servir como uma boa fonte de comercialização do bem. Normalmente, o tempo para conclusão do processo é o grande diferencial da opção, demorando em torno de um a dois meses para que o imóvel seja vendido.

Tendo a rapidez como a sua principal aliada, portanto, o leilão de imóveis oferece algumas vantagens específicas para o vendedor, sendo importante conhecê-las antes de testar a possibilidade. Confira!

Venda rápida

Sem dúvida, a agilidade do processo de compra e venda é o grande chamariz para esse tipo de negociação. A prática atrai desde pessoas físicas a pessoas jurídicas, incluindo também instituições financeiras e construtoras. Nesse caso, o principal interesse é, realmente, vender o imóvel sem demora, livrando, por exemplo, de problemas como clientes inadimplentes ou bens “estacionados”.

Herança ou conflito familiar

Aliado à rapidez da venda, outra grande vantagem oferecida pelo leilão de imóveis é seu poder de servir como verdadeira solução em casos de disputas e conflitos familiares. Isso porque, quanto mais rápido se conclui o processo da comercialização da casa ou apartamento, mais cedo é dado fim à disputa, distribuindo as devidas partes dos imóveis para os envolvidos na negociação.

A rapidez do processo é o grande diferencial oferecido pelo leilão de imóveis | Via: Flickr.

Liquidez urgente

É comum em casos de venda de imóveis que muitos proprietários necessitem do dinheiro proveniente da comercialização do bem para solucionar outras questões financeiras ou, até mesmo, para utilizar o valor na compra de uma nova casa ou apartamento. Aqui, o leilão surge como uma resposta rápida para essa questão, agilizando o processo para quem preza pelo recebimento urgente do dinheiro e/ou pela liquidez rápida.

Falta de compradores

Situação frequente no mercado imobiliário é se deparar com a falta de compradores para determinados imóveis. De acordo com o tipo do bem, ou ainda, com o perfil dos compradores, a comercialização pode ser tornar mais demorada.

Ao optar pelo leilão do imóvel, o vendedor passa a atrair compradores distintos, indo além de seu próprio círculo. O anúncio da venda da casa ou apartamento é capaz de chegar a regiões distintas, abrangendo um público mais amplo.

Economia com custos da venda

No leilão de imóveis, os custos com a comercialização ficam muito mais em conta para o vendedor. Os gastos podem chegar a apenas 1% do valor do imóvel, sendo que em vendas intermediadas por imobiliárias, a comissão pode alcançar custos de 6% do valor do imóvel.

Ao leiloar sua propriedade, o vendedor deve cobrir somente despesas como a publicidade sobre a venda, a elaboração do laudo de avaliação, os documentos do imóvel e, por fim, a remuneração concedida ao leiloeiro (mediante a venda do imóvel).

Divulgação mais ampla

Durante o processo, o vendedor conta com a vantagem de que o leilão é capaz de gerar ainda mais visibilidade para o seu imóvel, divulgando a oferta por um perímetro ainda maior. Isso, somando ao fato dos valores negociados serem altamente competitivos e de interesse dos compradores, favorece a maior abrangência de sua oferta.

Controle do vendedor

Uma característica dos imóveis vendidos em leilões é que os valores praticados na negociação, normalmente, chegam a ter descontos de 20% ou mais em relação ao seu preço de mercado. O custo reduzido serve como um potencial atrativo para os compradores, mas exige atenção redobrada do vendedor.

Pensando nisso, a opção oferece autonomia ao vendedor que, deve aceitar – ou não, os valores dados como lance ao seu imóvel. Sendo assim, a venda só é firmada após a devida confirmação do proprietário do bem que, é claro, tem a chance de recusar ofertas caso seja de sua vontade.