Comprador Venda

O que fazer para reduzir a cobrança do imposto na declaração do IR

O prazo para entrega da declaração do imposto de renda com ano-base 2012 termina no dia 30 de abril de 2013. Até lá, donos de imóveis comprados entre os anos 1970 e 1988 deverão prestar conta à Receita Federal, ficando atentos a uma série de detalhes durante o processo. Um deles, para sorte do contribuinte, é a possibilidade de redução da cobrança do IR através de medidas como as citadas a seguir.

Para sorte do contribuinte, algumas medidas podem reduzir a cobrança do IR | Via: Mercado em Ação.

Reformas e benfeitorias: para reduzir o desconto do IR, declarar reformas, benfeitorias e, até mesmo, serviços de corretagem realizados no imóvel é uma possibilidade. Todos os gastos, porém, devem ser comprovados por meio de documentos fiscais. Só assim serão validadas as despesas para a diminuição da base de cálculo sobre o ganho de capital da venda futura do imóvel, resultando na redução do imposto a ser recolhido.

Financiamento imobiliário: para imóveis financiados, deve-se declarar apenas as prestações pagas e não o valor total do imóvel. Dessa forma, caso o proprietário opte pela venda do imóvel no futuro, os juros pagos em cada parcela também serão incluídos como no valor da propriedade, diminuindo o ganho de capital e a cobrança do IR.

Aluguel de imóveis: para casais com imóveis alugados, a dica é dividir o valor recebido para reduzir o imposto incidente sobre os recebimentos do aluguel. A recomendação, portanto, é declarar os rendimentos do aluguel na declaração com o menor número de rendimentos tributáveis.

Considerando estes detalhes, a cobrança pelos impostos de renda pode não mais pesar tanto assim no bolso.