Decoração Sua Casa

Dicas de como decorar sua casa de praia

As férias de verão são, certamente, a época mais esperada do ano. Durante os meses que vão de novembro a fevereiro, muitas pessoas viajam e se reúnem com a família e os amigos em uma casa na praia. A maioria opta pelo aluguel por temporada, mas ainda é grande o número de pessoas que possuem um imóvel no litoral.

E é justamente para estas pessoas que dedicamos o post de hoje: que tal dar uma repaginada na decoração e deixar a sua casa na praia ainda mais bonita, confortável e acolhedora?

Independente de qual seja o estilo de decoração do seu imóvel, a ideia da renovação pode ser aplicada sem muitos gastos. Para tanto, o grande segredo é liberar a criatividade. Em alguns casos, basta uma nova mão de tinta nas paredes e artigos decorativos, como quadros, almofadas e enfeites que lembrem o mar, para transformar o ambiente totalmente.

Se a intenção for recorrer às cores, a dica é usar tons mais neutros nas paredes e deixar as cores mais vibrantes nos móveis ou adereços de cama, mesa e banho. Uma ideia bacana, nesse sentido, é investir no estilo Navy. Tendência, o Navy é composto por listras de cores náuticas, como branco e azul ou branco e vermelho. Na sala, por exemplo, os móveis de cor mais neutra ajudam a criar um ar mais sereno para o descanso, e para dar mais cor é só usar mantas e almofadas mais coloridas.

Artigos em madeira, estampas listras de objetos inspirados na temática ‘mar’ deixam a casa de praia muito mais convidativa e bonita | Foto: Casa Tres Chic.

Caso a ideia seja fazer um revestir o chão ou alguma parede, os revestimentos de tons naturais combinam perfeitamente com o clima praiano. Nesse sentido, as cores que lembram a areia são excelentes para criar um efeito mais sofisticado nos banheiros ou varandas e ambientes externos. No piso, arenito e ardósia incrementam com muito charme uma decoração mais rústica.

Uma dica bem útil em relação aos móveis é optar pelos feitos de madeira, já que são mais duráveis e resistentes. Além dos móveis, objetos decorativos de madeira também são bem-vindos para substituir um ou outro item de metal, que não é indicado para regiões beira-mar. Isso porque tudo que é feito de ferro enferruja e estraga rápido devido à ação corrosiva da maresia.

O contraste entre as clores claras e alegres deixa a casa de praia muito mais acolhedora | Foto: Achados de Decoração.

Outra forma de deixar a casa de praia com ar bem aconchegante e propício para a diversão e o descanso é apostar em uma decoração voltada para a natureza. Nessa perspectiva, vale adotar sofás, cadeiras, mesas, cortinas, tapetes, cestos, redes, vasos e até cúpulas de luminárias confeccionadas de materiais naturais como vime, juta, bambu e sisal. Peças e artigos feitos desses tipos de materiais são sustentáveis e, geralmente, contam com preços bem convidativos.

Por fim, vale também trazer elementos que lembram o mar para a decoração da casa ou apartamento. Para a estante da sala, conchas, búzios, estrelas-do-mar, cavalos marinhos e demais animais do oceano conferem muito mais charme para os cômodos. Esses detalhes são encontrados facilmente nas lojas de artesanato e com preços bem acessíveis.

Mudando pequenos detalhes com criatividade, o seu espaço na praia tem tudo para ficar bem mais confortável e atraente.