Decoração Sua Casa

Espelhos e os seus significados decorativos

Não é de hoje que os espelhos são poderosos artigos de decoração. Os primeiros espelhos produzidos para fins comerciais foram feitos em Veneza, na Itália por volta do século 18. O artigo era símbolo de riqueza e ostentava o luxo e o poder dos grandes castelos e órgãos públicos da época.

No entanto, durante aquele período o espelho era meramente uma peça decorativa. Hoje, o adereço, além de conferir mais sofisticação à decoração do ambiente, é usado para ampliar ilusoriamente espaços pequenos, criar uma janela a mais no local, replicar a paisagem externa dentro de casa e ainda reproduzir a luz natural ou artificial do cômodo.

Os espelhos são bem-vindos para incrementar tanto os ambientes mais sociais como os mais reservados. Para a sala de estar, corredores e hall de entrada, por exemplo, o artigo ganha destaque por transmitir um ar mais elegante e sofisticado à decoração.

Em detalhes ou como o destaque de um ambiente, os espelhos deste apartamento deixam o ambiente mais iluminado, moderno e sofisticado | Foto Leia Notícias.

Como muitos quartos ficam com pouca claridade quando só têm uma janela, usar espelhos próximos da mesma é uma estratégia bacana para aumentar a luminosidade natural do local. Além disso, caso a parte externa do quarto seja composta por uma paisagem bonita, como um jardim ou piscina, a dica é usar o espelho de frente para a janela, transportando assim a bela imagem para dentro do quarto.

Complementando as funções de um espelho na decoração de interiores, o objeto é carregado de significados que surgiram com crenças antigas e que duram até hoje. Místicos acreditavam que a luz saia dos olhos humanos e assim era capaz de iluminar os objetos e pessoas com más energias. Diante disso, acreditava-se que a face reluzente e fria do espelho de frente para a porta de entrada da casa, não deixava o famoso mau olhado atravessar e atingir os moradores da casa.

É justamente por essa razão que muitas culturas seguem a tradição de decorar o hall de entrada da casa com espelhos. Acreditar nessa ou em outras crenças, fica a critério de cada um. O interessante mesmo é liberar a criatividade e aproveitar de todas as vantagens que esses harmoniosos artigos têm a oferecer para melhorar a decoração.