Temporada

Ubatuba: a cidade para os turistas

[tweetmeme] Ubatuba é conhecida por suas belas praias, construções históricas e excelente infraestrutura turística. Recentemente, a cidade foi considerada uma estância balneária, título que é concedido pelo governo de São Paulo às cidades que possuam características bem específicas, tais como recursos naturais e culturais, passíveis de exploração turística, além de condições de atender aos turistas oferecendo-lhes recreação, lazer e opções de entretenimento.

A cidade possui mais de 70 praias, sendo espaço preferido e recanto dos surfistas durante o ano todo. Mas é no verão que a cidade recebe maior volume de turistas, muitos dos quais optam pelo Aluguel por temporada para aproveitar com mais tranquilidade as praias, rios, cachoeiras e trilhas.

Praias e Ilhas
Entre as praias que se destacam, estão a Praia do CedroPraia de ForaPraia Grande e Praia da Itamambuca, sendo esta última famosa por sediar campeonatos de surf. Outra praia muito famosa é a Praia do Bonete, por suas águas claras e calmas, que é muito procurada banho e mergulhos.

Além das praias, as ilhas e cachoeiras são atrações à parte. A Cachoeira do Prumirim é formada por uma sequência de quedas que formam piscinas naturais, assim como a Cachoeira da Escada. Entre as ilhas se destacam, estão a Ilha das CouvesIlha do Prumirim e Ilha Anchieta, onde está localizado o Parque Estadual da Ilha Anchieta, responsável por abrigar vasta flora e fauna.

Ilha das Couves em Ubatuba.

Pontos Turísticos
Para aqueles que preferem passeios mais culturais há prédios, casarões e outras construções históricas, como as Ruínas de Lagoinha. As ruínas em pedra e cal, erguidas em meados do século XIX, foram projetadas pelo engenheiro francês Stevenné.

Cadeia Velha, como atualmente é conhecida a antiga cadeia da cidade, teve seu projeto arquitetônico aprovado pelo escritor e engenheiro Euclides da Cunha. Atualmente, o local é um museu, aberto para visitações.

Outro ponto turístico muito visitado é o Aquário de Ubatuba. A construção é resultado de uma iniciativa privada, e foi fundada em janeiro de 1996, por um grupo de oceanólogos. O local conta com um auditório, onde são realizadas palestras e conferências sobre a vida marinha, e diversas alas dedicadas a diferentes espécie de peixes e crustáceos, assim como a exemplares da flora marinha.

Para os turistas adquirem lembranças da viagem, é possível visitar a Feira de Artesanato, que funciona diariamente, abrindo no fim da tarde. Nessa feira, os artesãos locais expõem e vendem seus trabalhos. As tendas e barracas se concentram na Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba.

Para aproveitar a viagem
Por ter dezenas de praias, diversos pontos turísticos e variadas opções de entretenimento e lazer, Ubatuba exige um roteiro turístico. Listando locais a serem visitados e horários, é possível aproveitar a viagem da melhor maneira e desfrutar de tudo o que uma das cidades mais turísticas do Brasil tem a oferecer.