Temporada

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos do mundo. A cidade maravilhosa oferece inúmeros atrativos aos seus visitantes, muito além das praias. Lugares como Cristo redentor e Pão de Açúcar fazem do Rio de Janeiro um verdadeiro cartão postal brasileiro.

Para se organizar e conhecer as maravilhas da capital fluminense, confira informações sobre os principais pontos turísticos da cidade. Assim, será possível definir um roteiro e apreciar os cenários deslumbrantes dessa que já foi a capital do Brasil.

Pontos Turísticos

O Corcovado é um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro. Sua visitação é obrigatória, pois é nele que fica a estátua do Cristo Redentor. A estátua mede 38 metros, já o morro tem aproximadamente 710 metros de altura. O Cristo Redentor foi eleito, em 2007, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo. Esse ponto possui uma vista privilegiada da cidade, de suas praias e outros pontos turísticos.

O Corcovado é um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro.

Outra parada obrigatória no Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar. Para chegar até ele, é necessário pegar um bondinho na Praia Vermelha e passar pelo Morro da Urca. O local é, na verdade, um grande complexo turístico, com lojas, bares e cafés que se unem ao verde e à tranquilidade da natureza. Lá, é possível passar uma tarde inteira e aproveitar o passeio para participar de trilhas ecológicas e demais atividades.

Bairros

No Rio de Janeiro até mesmo os bairros são turísticos. É o caso da Lapa, de Copacabana e Ipanema, que são famosos internacionalmente.

Em Copacabana e Ipanema estão concentradas algumas das praias mais bonitas do mundo. Em seus calçadões caminham e destilam tranquilamente muitas celebridades, que formam atrativos à parte para os turistas, principalmente os brasileiros. Já a Lapa, com sua arquitetura peculiar e construções datadas do período colonial, é o centro da boêmia carioca. Em suas ruas há inúmeros bares, lanchonetes e restaurantes de estilos variados.

Para quem quer aproveitar o máximo da vida carioca e fugir um pouco dos tradicionais “passeios de turista” é possível encontrar casas e apartamentos disponíveis para aluguel por temporada em qualquer um desses bairros.

Esporte e Natureza

O Rio de Janeiro concentra o maior número de torcedores do Brasil, além de ser sede de diversos eventos esportivos, como já aconteceu com o PanAmericano, em 2007, e como acontecerá com as Olimpíadas, em 2016. A cidade será ainda palco de abertura para a copa em 2014.

E para abrigar e receber torcedores e esportistas de diferentes países, o Rio de Janeiro conta com o Maracanã, que ainda ostenta o título de maior estádio do mundo. Muitos turistas aproveitam a estadia na cidade para assistir partidas dos campeonatos brasileiros ou mesmo para prestigiar grandes shows que, eventualmente, acontecem no estádio.

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Por ser uma das cidades mais verdes do país, o Rio agrada os apreciadores da natureza. Nesse sentido, o destino indicado é o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou como é mais conhecido: Jardim Botânico. Com uma área de 54 hectares, o jardim abriga aproximadamente 6.500 espécies, algumas ameaçadas de extinção. Além disso, há monumentos artísticos e históricos que encantam ainda mais os turistas.

Passeios

Um programa tipicamente carioca é pedalar. A cidade conta com 19 estações de aluguel de bicicletas, que estão distribuídas entre a Lagoa Rodrigo de Freitas, Leme, Ipanema, Gávea e Leblon.

Outras opções de passeios são os feitos com o Barco da Marinha, na Baía de Guanabara. Além disso, é possível sobrevoar a cidade de helicóptero e contemplar do alto algumas das vistas mais bonitas do mundo. Dentre os principais helipontos da cidade, é possível destacar os localizados em áreas privilegiadas, como o Mirante Dona Marta, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Morro da Urca.

Boa Viagem!

Esses são os principais dos inúmeros pontos turísticos do Rio de Janeiro. Antes de viajar para a Cidade Maravilhosa, programe-se, elabore um roteiro e escolha uma casa ou apartamento por temporada. Assim, a viagem será bem aproveitada, sendo possível conhecer todas as maravilhas dessa cidade.