Comprador Financiamento Mercado Venda

Queda no preço de imóveis no Rio de Janeiro

Preço de imóveis residenciais no Rio de Janeiro passa por fase de desaceleração

Os preços dos imóveis residenciais da cidade do Rio de Janeiro têm passado por um período constante de desaceleração. A informação tem como base o Panorama do Mercado Imobiliário 2011, divulgado pelo Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio).

De acordo com os dados apresentados, o valor médio por metro quadrado de um imóvel à venda na capital fluminense, em 2011, registrou alta de 15,8%. Já no mesmo período, no ano de 2010, o aumento registrado foi de 42,1%.

Mesmo ainda apresentando um crescimento considerável em 2012, os valores dos imóveis no Rio de Janeiro tendem a entrar em uma fase de estabilidade. Segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, espera-se que a variação de preços no mercado imobiliário carioca passe por uma acomodação natural, grande parte, devido à intensa valorização registrada nos últimos anos.

A afirmação é amparada pela vice-presidente financeira e de desenvolvimento do Secovi Rio, Maria Teresa Mendonça Dias, que defende que a alta de preços das casas e apartamentos do Rio de Janeiro, em 2012, promete ser moderada.

Como coordenadora da pesquisa realizada pelo Panorama do Mercado Imobiliário 2011, ela destacou, porém, algumas variações de preços por metro quadrado encontradas na Zona Sul da capital. Entre elas, a valorização de 46% para apartamentos de 3 dormitórios na Gávea e 91,5% para apartamentos de 1 dormitório na Lagoa.

O Panorama mostrou também que houve alta nos preços por metro quadrado para venda de imóveis em bairros da Zona Norte, sendo 46,9% nos imóveis com 2 quartos na Vila Isabel e 62,4% para imóveis com 4 quartos no Méier.

Para o presidente do Secovi Rio, Pedro Wähmann, a valorização dos preços do mercado imobiliário está relacionada à prosperidade econômica da população brasileira e não com o seu endividamento. Essa característica pode ser encarada como um fator positivo, já que dá indícios de que o mercado de imóveis nacional aparenta estar livre do risco de crises e bolhas imobiliárias.