Locação

Residências Individuais

Casas e apartamentos individuais criam um novo perfil de moradores

Uma nova tendência tem se destacado no mercado imobiliário nacional. São as residências individuais, ou seja, imóveis construídos para apenas um morador.

Encontradas na forma de residências térreas ou casas assobradadas, esses imóveis contam com a vantagem de serem mais completos do que uma quitinete, mas ainda assim, serem compactos e altamente funcionais.

A moradia tem ganhado adeptos entre os interessados em morar sozinho, com preços reduzidos e também para aqueles que buscam por aluguel temporário, seja para estudar ou trabalhar.

Já para os empreendedores, a tendência tem se revelado uma nova e lucrativa oportunidade. Isso porque os custos com a construção das unidades individuais são ainda mais baratos do que os de uma simples quitinete.

A facilidade consiste no fato de que os imóveis são construídos seguindo uma ordem de repetição, formando uma série de unidades conjugadas.

Outra vantagem é que a demanda pelo aluguel de imóveis com apenas um dormitório tem crescido cada vez mais, dando origem a um novo perfil de consumidores.

Casas Individuais é uma ótima opção para quem quer morar sozinho

Os interessados em casas e apartamentos individuais, porém, ainda se deparam com a dificuldade de encontrar imóveis voltados a esse público, já que o mercado imobiliário não estava preparado para essa mudança.

Se antes os imóveis com três ou quatro dormitórios lideravam entre os mais procurados, a nova tendência é que as casas e apartamentos individuais sejam os mais requisitados, aumentando a disputa entre as opções com apenas um dormitório.

Novo perfil de moradores

As unidades individuais caracterizam-se como imóveis mais completos do que as quitinetes, mas com preços mais baixos e espaços reduzidos. A alternativa é ideal para quem busca moradia barata ou ainda está em fase de transição, como é o caso de muitos jovens em busca de independência.

A tendência tem sido responsável por atender um novo nicho no mercado imobiliário, formado, principalmente por pessoas que vem de outras cidades, como estudantes universitários.

Outros moradores temporários como, por exemplo, empresários que comumente viajam a trabalho, se sentem atraídos por essas construções. Afinal, a opção, muitas vezes é mais vantajosa e confortável do que a hospedagem em hotéis.

Além disso, a procura por unidades individuais também tem se destacado entre inúmeros aposentados que vivem sozinhos e recém-separados que buscam por residências pequenas, práticas e com o melhor custo x benefício.

Morando sozinho

Para quem pensa em conquistar sua independência, mas ainda tem receios em adquirir um imóvel individual, algumas recomendações são necessárias.

Antes de partir para o aluguel, é fundamental conhecer a localização do imóvel. Isso inclui não apenas a cidade ou bairro onde a casa ou apartamento se encontra, mas também, pontos de referência, facilidade no transporte e proximidade do imóvel com os lugares mais frequentados pelo morador.

Todas as despesas devem ser controladas e acompanhadas de perto. Entre elas, o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do condomínio, que devem ser verificadas com antecedência. Isso porque todos os gastos devem ser contabilizados antes de finalizar o negócio, para que se possa certificar de que tudo se encaixa no orçamento.

Depois da escolha do imóvel, é preciso pensar na decoração, que também exige cuidados, afinal, a tendência é que os espaços sejam pequenos e suportem pouca mobília. Por isso, a dica é optar por móveis práticos e funcionais ou, até mesmo, móveis sob medida.

Além disso, pode-se criar uma sensação de amplitude através da iluminação e uso de cores claras nas paredes e no teto.

Quem mora sozinho deve sempre priorizar a praticidade. Por isso, evite encher o ambiente com móveis desnecessários e jamais descuide da limpeza e organização de sua casa ou apartamento.

Comprar ou alugar residências individuais?

Os consumidores que têm interesse em adquirir imóveis individuais precisam optar entre o aluguel ou compra da casa ou apartamento. Como o perfil desse tipo de morador é composto especialmente por jovens estudantes ou empresários que viajam muito, é preciso considerar a possibilidade de querer aumentar a família, ou não, e na hipótese de fixar residência em outro lugar específico.

Nos dois casos, a alternativa mais viável é o aluguel. Assim será muito mais fácil mudar-se para outro bairro ou mesmo cidade, caso seja necessário, evitando o ‘desperdício’ do dinheiro investido na compra do imóvel. A opção é válida, portanto, para quem não pretende ficar muito tempo morando na mesma residência.

Por outro lado, optando pela compra, é possível lucrar futuramente. Isso porque a tendência é que os imóveis se valorizem com o tempo, principalmente nos bairros em fase de crescimento. Assim, ao precisar trocar de casa ou apartamento, é possível conseguir, com a venda, um bom dinheiro para investir em uma nova moradia. Além disso, é possível manter a propriedade da residência individual e alugá-la para terceiros, aumentando a renda mensal.

A decisão, portanto, depende das intenções e condições do consumidor. Analisando sua situação financeira e os seus planos para o futuro, o interessado pode tomar a melhor decisão e fechar um bom negócio.