Locação

Aluguel de Imóveis pela Internet

Alugando o seu imóvel pela Internet

Entre os meses de janeiro e fevereiro, é dado início à chamada alta temporada. Nessa época, a busca por casas e apartamentos para aluguel aquecem o mercado imobiliário e fazem da internet um dos meios mais utilizados para a procura e anúncio de imóveis.

Justamente por esse motivo é necessário aprender sobre como anunciar o seu imóvel para aluguel na web e conseguir despertar a atenção do internauta para a sua oferta.

Escolha o título

O título é, na verdade, a principal chamada do anúncio. Nele deve constar apenas o essencial, mas de uma forma que diferencie o seu imóvel e descreva-o resumidamente. Um exemplo é: “Apartamento no Rio de Janeiro para temporada com 2 dormitórios, perto da praia”.

Mesmo com poucas palavras, é possível ir além de um simples título, informando aos interessados o tipo de imóvel, localização, características e diferencial. O importante é deixar claro que se trata de um anúncio para alugar imóveis, fugindo de mensagens pouco informativas como “Lindo apartamento na praia”.

Capriche na descrição

Aliado ao título, a descrição deve reunir informações indispensáveis, destacando características físicas como número de dormitórios, suítes, banheiros, vagas na garagem, piscina, existência de mobília e eletrodomésticos, entre outros diferenciais.

Informações adicionais como pontos de referência e lugares próximos, mercados, padarias, shoppings e praias, por exemplo, também são bem-vindas e ajudam a enriquecer a sua oferta.

Sempre veja o interior do imóvel

Utilize imagens de qualidade

Além do texto, o uso de imagens pode enriquecer o seu anúncio, sendo, muitas vezes, o responsável por despertar o interesse do internauta. Ao escolher as fotos, priorize as mais nítidas e recentes, lembrando que o ideal é utilizar, pelo menos, uma foto de cada cômodo.

Dê atenção especial a áreas essenciais, como quartos, cozinha, banheiro e sala e, não se esqueça de destacar eletrodomésticos, como máquinas de lavar, microondas e ar-condicionado, quando disponíveis.

Especialmente se tratando de apartamentos ou casas de praia, tome o cuidado de tirar as fotos em dias de sol e, até mesmo, registre algumas paisagens. Mostre também a fachada do imóvel e selecione a imagem mais geral e nítida para deixá-la como “capa” do anúncio.

Tome cuidados com a escrita

Redigir o anúncio respeitando as regras de ortografia é fundamental. Afinal, a escrita correta é capaz de transmitir confiança e credibilidade.

O texto do anúncio, apesar de rico em conteúdo, não deve ser extenso, à fim de evitar o cansaço ou desinteresse do internauta. Além disso, fuja de abreviações confusas e desnecessárias, não use gírias e evite digitar o texto em CAIXA ALTA, para não causar a impressão de estar “gritando” com o leitor.

Conheça os buscadores de imóveis

Outra forma muito eficaz de anunciar o aluguel de sua casa ou apartamento é recorrer a buscadores de imóveis na internet. Esses sites funcionam como um mostruário de opções para venda, aluguel anual e aluguel por temporada, reunindo imóveis de inúmeros tipos, localizações e com as mais variadas características.

Agente Imóvel, por exemplo, é um buscador de imóveis na internet que auxilia tanto a divulgação de imobiliárias e proprietários, quanto a procura de compradores, inquilinos e veranistas. Através dele, a busca por um determinado imóvel torna-se muito mais simples, sendo possível cadastrar casas e apartamentos de acordo com categorias que facilitam o seu encontro.

Mantenha o contato

Criado o anúncio, é hora de aguardar o contato dos interessados. Nesse momento, é preciso ter em mente que o envio de respostas rápidas e informações detalhadas são capazes de favorecer o seu negócio.

Não demore mais do que 24 horas para responder um e-mail, mantenha os telefones ativos e prontifique-se a solucionar todas as dúvidas levantadas. Do contrário, sua demora pode ser encarada como descaso ou desinteresse.

A atenção é válida, inclusive, para contatos estabelecidos após a conclusão do aluguel. Isso porque nada impede que o internauta volte a demonstrar interesse em uma próxima oportunidade.

Todas as dicas visam simplificar a tarefa de divulgar sua casa ou apartamento na internet e servem, principalmente, para facilitar o aluguel de seu imóvel.