Comprador Financiamento Locação Mercado Venda

Mudanças no centro de São Paulo

Centro de São Paulo destaca-se como aposta imobiliária

Seguindo a tendência de grandes cidades como Paris e Nova York, a capital paulista deve passar por uma profunda mudança no que diz respeito ao perfil de alguns dos bairros próximos ao centro da cidade.

Regiões, como o Brás, Pari e Bom Retiro serão revitalizadas, a fim de atrair a atenção de construtoras e incorporadoras imobiliárias. Os resultados serão novos empreendimentos residenciais e a chegada de novos moradores para os bairros centrais de São Paulo.

A medida, que é fruto de políticas públicas, visa o melhor aproveitamento do espaço dessas regiões, servindo como uma solução para a escassez de terrenos livres na cidade. Grande parte da revitalização consiste na demolição de velhos galpões industriais que há muito tempo encontram-se desativados, dando espaço para a construção de novos imóveis residenciais.

O trabalho, além de incentivar o desenvolvimento imobiliário do centro da capital, tem a intenção de transformar a realidade desses bairros. Isso porque a região central da cidade, há muito tempo, tem sido encarado como um local impróprio para a moradia, devido ao seu perfil industrial e ao fato da intensa movimentação de dependentes químicos, provenientes da área conhecida como “Cracolândia”.

Foto: Fotopedia

A revitalização do centro de São Paulo já tem mostrado novas alternativas para a população de seus bairros próximos, atraindo uma crescente demanda de trabalhadores que frequentam a região. De acordo com a Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), apenas nesses bairros são gerados cerca de 150.000 empregos diretos e 300.000 indiretos, com uma circulação média de 300.000 pessoas, por dia.

Os números dão sinais de potenciais novos moradores para o centro da cidade, que buscam imóveis próximos aos seus trabalhos.

Outra aposta é o público jovem, tanto os solteiros quanto os casados que já pensam em ter sua residência própria. Para isso, espera-se que a demanda por apartamentos a venda em SP com apenas um dormitório destaque-se entre os mais disputados.

Os imóveis do centro da cidade contam, ainda, com a vantagem de possuir um dos valores mais baixos por metro quadrado, em comparação às outras regiões da cidade. No bairro do Brás, por exemplo, o preço mediano por metro quadrado gira em torno de R$ 4.500, enquanto no Ibirapuera e Vila Nova Conceição, o valor supera R$ 9.000.

Mais do que economia, a revitalização do centro de São Paulo tem tudo para ser encarada como uma oportunidade que promete movimentar o mercado imobiliário da cidade.