Comprador Financiamento Mercado Venda

Queda na venda de imóveis em SP

Financiamento de imóveis da Caixa registra queda e abre espaço para novas formas de pagamento.

Entre as opções disponíveis para a aquisição de imóveis, o financiamento é a mais indicada para aqueles que não contam com a economia suficiente para a compra do imóvel à vista ou, ainda, àqueles que encaram o aluguel como um desperdício de dinheiro.

A alternativa que funciona como um empréstimo concedido por instituições bancárias é comumente associada à Caixa Econômica Federal. Isso devido ao fato do banco ser o maior agente financiador da tão sonhada casa própria de inúmeros brasileiros.

A fama, porém, parece ter sido abalada com números que registraram uma queda de 27,41% nos financiamentos realizados pela Caixa em São Paulo. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2011 e servem como um comparativo com o mesmo período do ano passado.

Segundo o Creci-SP que pesquisou 36 cidades do estado, 2.714 unidades foram financiadas pela Caixa no primeiro semestre de 2011, contra 2.995 contabilizadas nos primeiros seis meses de 2010.

Já em outros bancos, para surpresa do mercado imobiliário, a média de financiamentos chegou a registrar um aumento de 57,28%, passando de 419 a 659 casas e apartamentos financiados.

O principal destaque da pesquisa foi o fato de que as vendas negociadas diretamente com o proprietário dos imóveis tiveram alta de 114,29%. Ou seja, de 105 unidades vendidas nos primeiros seis meses de 2010, o número saltou para 225, em 2011.

No mesmo período, as compras realizadas através do pagamento à vista, registraram redução de 12,07%, enquanto as aquisições negociadas por meio de consórcios apresentaram queda de 38,1%.

Os números revelaram novas maneiras de pensar a respeito das formas de pagamento escolhidas pelos compradores, mostrando a importância em se analisar muito bem todas as opções oferecidas.

Entre diferentes possibilidades, quem pretende adquirir uma casa ou apartamento deve sempre levar em consideração a alternativa mais indicada para o seu caso. Por isso, fazer muitas pesquisas e buscar referências que possam ajudá-lo na decisão torna-se fundamental.

No próprio site do Agente Imóvel, você encontra bons guias com dicas e recomendações sobre como escolher o imóvel ideal. Além disso, é possível até mesmo acompanhar as principais tendências do mercado imobiliário com ferramentas gratuitas que permitem visualizar variações de preços e número de ofertas de imóveis à venda em SP e outras regiões de todo o Brasil.

Dessa forma, quem está em busca da tão desejada casa própria, poderá planejar a aquisição de forma responsável e consciente, optando pela forma de pagamento mais adequada para seu orçamento e necessidade.