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Marketing Digital para sua Construtora – veja estratégias

Estratégias de marketing digital para aumentar o ROI de construtoras e incorporadoras

A construção civil é um ramo de atuação estabelecido há muito tempo, apesar de sua maturidade, muitas empresas do segmento não estão focadas ainda em soluções digitais. Neste artigo abordaremos como boas estratégias de marketing digital podem alavancar seus resultados aumentando o ROI de sua construtora ou incorporadora

Fato é que uma boa estratégia digital pode tornar o negócio mais competitivo e trazer bons resultados à empresa, com uma segmentação de mercado precisa e ações pontuais que fazem a diferença na atratividade e melhoram a credibilidade, trazendo mais clientes com expectativas diferenciadas.

Resumidamente, ao buscar boas alternativas de entrada no meio digital, sua construtora conseguirá garantir um retorno lucrativo em relação aos seus investimentos em marketing. Ou seja: terá um ROI melhor e inevitavelmente aumentará seus rendimentos em médio e longo prazo.

ROI, na linguagem do marketing, é um termo que se refere à expressão em inglês “Return on Investment”, que em uma tradução rápida é o retorno sobre o investimento em qualquer aspecto. Compreender este indicativo faz com que o gestor tenha uma boa noção relativa àquilo que está gastando e o que está conseguindo trazer de volta com isso.

O índice é calculado da seguinte maneira: deve-se subtrair o custo com determinado montante investido do retorno lucrativo obtido com ele e, então, dividir o resultado pelo custo novamente. Então, multiplicar o valor obtido por 100 para descobrir a porcentagem.

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Ter noção desse cálculo é primordial para planejar qualquer investimento em marketing digital, pois se o grande objetivo é aumentar a lucratividade com as ações, o retorno deve valer o investimento feito.

Por que fazer um planejamento de marketing digital?

Um planejamento digital eficaz pode ser o melhor investimento que você fará em anos. Isso porque é comum que, caso o trabalho de divulgação pelas mídias seja bem realizado, um investimento inicial baixo resulte em grandes índices de lucratividade.

Você sabia que, segundo a ComScore, empresa de análise americana, 74% dos consumidores realizam pesquisas pela internet sobre produtos e serviços antes de fazer sua decisão de compra? Imagine que, se você não estiver ali, você pode estar perdendo a chance de ter como clientes uma boa fatia dessa quantidade de usuários!

Além da visibilidade, um bom planejamento de marketing também permite segmentar melhor seu público-alvo, ou seja, seu investimento será melhor direcionado, com foco em quem realmente importa para você conseguir possíveis vendas.

Outro ponto importante é a questão da credibilidade. Hoje é muito difícil que, sem um site ou uma plataforma digital estabelecida, seu negócio pareça confiável para os potenciais clientes. Muitos farão essa pesquisa assim que descobrirem a existência de sua empresa, e não achar será uma enorme decepção.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Planejar uma estratégia de marketing digital efetiva é um processo que passa por fases. Tudo começa com um objetivo a ser alcançado, que dará o direcionamento para tudo o que virá a seguir. Defini-lo envolve questionamentos sobre o produto ou serviço vendido, o público-alvo, o investimento inicial e o orçamento disponível para manter o trabalho ativo.

Com o objetivo decidido, o próximo passo é concretizar o plano de marketing enquanto documento. Ele deve contar com informações como:

  • estratégias a serem adotadas durante as campanhas;
  • relação entre empresa e mercado (posicionamento, estrutura, relevância);
  • detalhes sobre o público;
  • metas numéricas;
  • defesa dos investimentos (responder as razões pelas quais este ou aquele valor injetado vale mais a pena do que outras opções);
  • mapa de ações;
  • estudo de vantagens competitivas (verificação de concorrência).

Partindo dos princípios desse documento, será possível definir então qual a melhor linha de pensamento a seguir para o posicionamento digital, dentre as quais, para vendas no marketing imobiliário, se destaca o inbound marketing.

Para iniciar uma estratégia de inbound marketing, é crucial conhecer seu público e, a partir dele, desenvolver uma persona, ou seja, para quem você direcionará sua comunicação. Ela deve ter nome, características básicas, desejos, trabalho e objetivos de vida, além de ter traçada com clareza a relação com o produto ou a marca.

Dessa maneira é possível segmentar melhor as ações em termos de produtos e públicos tanto em resultados orgânicos (sem custo) quanto em mídia paga, como Facebook Ads e Google Ads.

Acompanhe de perto os resultados

Ter um planejamento de marketing digital bem estabelecido contribui também para a mensuração dos resultados e priorização dos KPIs mais importantes, pois é possível focar os esforços de pesquisa e monitoramento naquilo que está realmente ligado aos objetivos apontados.

Com as ferramentas certas é possível unir os resultados e gerar um grande volume de dados úteis e precisos, para facilitar o trabalho de compreensão da eficiência da estratégia utilizada.

Os KPIs precisam ser fáceis de mensurar e acompanhar, além de estarem totalmente dentro das possibilidades de controle da equipe. Eles devem ser integrados e significativos, para que não se limitem a um ou dois setores da empresa. Todos devem trabalhar pelo mesmo ideal.

Lembre-se sempre que ao contrário do que muitos pensam, o marketing é um ponto que diz respeito a toda a jornada e evolução do negócio, e não só à gestão ou à própria área correlata.

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Análise de resultados e o ROI

A análise de resultados está diretamente ligada ao ROI, pois é o reconhecimento dos números positivos ou negativos que permitirá à gestão entender se o investimento em marketing digital realmente está valendo a pena.

Para isso, ainda, é importante cruzar os dados obtidos com outros do mercado ou até de concorrentes, assim haverá uma percepção geral do momento, e então será possível descobrir quais canais e ações de mídia estão não só dando resultado, mas também diferenciando a sua empresa do restante.

Pense: de nada adianta o seu ROI ser alto se você ainda não utiliza os meios certos para superar a concorrência, não é mesmo?

Marketing é um trabalho contínuo

Muitas empresas acreditam que, ao montar um planejamento consolidado e ver os primeiros resultados positivos, toda a estrutura de marketing está em pleno funcionamento e tudo só melhorará. Errado. Marketing é um trabalho contínuo, que precisa de reformulações e pensamentos novos a todo o tempo.

Isso não só pelo fato de que o mercado e os próprios consumidores mudam, mas também porque os objetivos precisam variar. Às vezes a ideia é divulgar um lançamento, e no momento seguinte, trazer mais pessoas para conhecer a sua empresa, não é mesmo?

Portanto, tenha sempre em mente que estudar o mercado e todos os concorrentes é essencial, bem como fazer pesquisas e trazer conteúdo de qualidade para garantir boas vendas.

Mantenha o marketing vivo e ele lhe ajudará muito em sua estrada até o sucesso!

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