Como pagar IPTU atrasado

Perdeu a data de pagamento do IPTU. Limpando a gaveta de casa descobriu um débito de anos atrás. Nem sabia que tinha que pagar imposto. As histórias são muitas e isso pode acontecer com qualquer um. Confira o que fazer para regularizar o seu IPTU.

É muito simples legalizar a sua situação. Através do site da prefeitura de seu município você pode consultar débitos em atrasos relativos ao IPTU, emitir 2ª via de pagamento, calcular o valor do IPTU a ser pago, e diversos outros assuntos relacionados ao imposto.

O IPTU é um imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana e deve ser pago anualmente por quem tem propriedades, imóveis ou domínios na zona urbana ou em sua extensão. Foto: Blog Diário de Consumo.

Agora, se o pagamento não é efetuado em dia, geralmente o imposto é divido automaticamente em parcelas pela prefeitura do seu município. É bom pagar o quanto antes os atrasados isso porque, embora algumas regiões excepcionalmente não aufiram juros sobre o vencimento, é comum o acréscimo de 1% ao mês no valor cobrado.

O IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel, isso significa o valor de venda imediata dele. É diferente do valor de mercado, sendo que o venal pode chegar até 50% do valor que ele seria de fato vendido. A alíquota estabelecida sobre o valor é diferente em cada município e deve respeitar sua própria legislação.

Veja abaixo o site de alguns municípios para informações sobre IPTU:

Distrito Federal – http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=30

São Paulo – http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/iptu/

Rio de Janeiro – http://www.rio.rj.gov.br/web/smf/iptu

Curitiba – http://www2.curitiba.pr.gov.br/gtm/iptu/carnet/

 

Gostou desse artigo? Então recomendo o post: Veja os bairros mais caros para se viver no país

Para mais notícias sobre Mercado Imobiliário, assine nossa Newsletter ou curta nosso Facebook Twitter.

, , ,

2 Responses to “Como pagar IPTU atrasado”

  1. Antoio Tomaz Sobrinho Says:

    ola

  2. ivonete Says:

    peço ajuda a algum advogado se é que existe paguei o ppi faltou 3 parcelas sendo cada 500 reais depois de 2 anos 75.00 mil alguem pode me ajudar fico no aguardo