Temporada

Angra dos Reis é destino obrigatório para quem visita o Rio de Janeiro

Sendo uma das cidades mais antigas em território nacional, Angra dos Reis fica no litoral sul do Rio de Janeiro, a 166 km da capital fluminense. Entretanto, mesmo com a distância considerável do centro metropolitano, a antiga Vila dos Santos Reis Magos é um dos paraísos naturais mais procurados do Brasil.

E isso tem uma explicação, bem simples de se entender. Com oito baías, 365 ilhas e 2.000 praias, o que mais um turista pode querer? Um misto de águas claras, beleza inconfundível, riqueza histórica, lendas e muita natureza fazem de Angra dos Reis um dos melhores destinos da América Latina.

A beleza e o mistério de Angra dos Reis encantam turistas de todos os lugares do mundo | Foto: Flickr.

Apreciar a paisagem é apenas uma das possibilidades dos turistas que visitam a cidade. Dividindo-se em cinco corredores, Ponta Leste, Centro, Estrada do Contorno, Ponta Sul e Ilha Grande, Angra oferece a seus visitantes experiências memoráveis, seja por sua estrutura, cultura ou charme natural.

Mergulhar em águas cristalinas, andar por trilhas estreitas de puro verde, se banhar em cachoeiras estonteantes e passeios de barco compõem o leque de opções do local.

É possível ainda se aventurar por praias semi-selvagens e ouvir muitas histórias de naufrágios e navios piratas. Para tanto, o lugar certo é a Ilha Grande. A região fica um pouco distante das demais praias e ilhas de Angra dos Reis, mas vale a visita e a estadia, seja para explorar ou simplesmente relaxar diante da bela paisagem.

As ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes também fazem parte do charme da Ilha Grande, que abriga 106 praias e preserva ainda hoje a beleza e o mistério de uma região inexplorada.

Já o acervo histórico de Angra dos Reis fica por conta dos conventos, igrejas, monumentos e ermidas, todos construídos entre os séculos 17 e 18. A cultura da época revela a forte influencia do catolicismo no período e sua preservação garante uma verdadeira viagem ao tempo.

Para completar o rol de atrações, é possível destacar ainda a polêmica Usina Nuclear Angra, o Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande e a abertura da Rodovia Federal Rio-Santos, que garantiram o desenvolvimento da cidade e a transformaram em um destino turístico de grande porte e influência.

E para passar uma estadia mais demorada e agradável, os turistas contam ainda com a opção do aluguel por temporada em Angra dos Reis. A alternativa vale a pena, pois garante o tempo necessário para conhecer todos as atrações turísticas da cidade.