Temporada

Retorno à realidade: como se adaptar à rotina pós-férias

Infelizmente, as férias, por melhores que sejam, acabam. Com isso voltamos às responsabilidades corriqueiras, como o trabalho e as aulas. Esse retorno, por ser feito após um período de descanso e descontração se torna bastante difícil e pode exigir um pouco de preparação para que os primeiros dias de volta à realidade sejam, no mínimo, aceitáveis.

Uma tristeza após o período longe das obrigações é comum, mas determinadas pessoas sofrem de depressão pós-férias, então todo o cuidado é pouco em se tratando de sua saúde mental e física. Controlar as emoções e tentar manter os mesmos hábitos saudáveis pode ser um bom começo. Apesar de não parecer tão divertido assim caminhar no asfalto, com os carros como paisagem, os benefícios alcançados são os mesmos.

Foto: Dipton.

Outra boa forma de tentar se acostumar aos poucos com a velha rotina é recobrar os hábitos de descanso de antes das férias. Ou seja, deitar-se e levantar mais cedo, ao menos três dias antes de voltar ao trabalho, para não haver um baque muito grande em seu retorno.

Dividir as férias em duas partes também ajuda. Afinal, ao tirar os 30 dias diretos, você sabe que poderá realizar uma viagem mais longa, por exemplo, após doze meses. Porém, pegar 10 dias e depois de um período mais 20 dias pode ser uma boa opção para descansar duas vezes ao ano.

Quando voltar ao trabalho, tente não fazer tudo ao mesmo tempo. É normal realizar as tarefas com um pouco mais de lentidão. Aos poucos as coisas voltam ao seu devido lugar, sem correrias e stress.

Por fim, para aproveitar de fato suas férias, desligue-se completamente do trabalho. Não entre no e-mail da empresa, não ligue para os colegas para saber o que anda acontecendo e afins. A beleza do descanso está em se desvincular completamente de tudo aquilo que faz por obrigação. Então, apenas aprecie seu tempo livre.