Decoração Sua Casa

Como usar plantas para decorar o banheiro

Como todos os cômodos da casa, o banheiro merece atenção especial na hora de ser decorado. Neste ambiente, em especial, é preciso que os móveis e os objetos ali dispostos transmitam frescor e energia.

Nesse sentido, nada melhor que recorrer à natureza para proporcionar maior vivacidade ao espaço, tal como ele precisa. E por mais que a cerâmica, os espelhos, o revestimento do piso e as toalhas tenham motivos naturais, a opção ideal é investir nas plantas.

Para deixar o banheiro ainda mais bonito, é possível recorrer às plantas, que garantem o frescor e a energia do local | Foto: Pontto Lavabo.

No entanto, é preciso escolher com cautela as espécies que ajudarão na decoração do banheiro, já que algumas não se adaptam ao ambiente e adoecem ou estragam rapidamente. Mesmo assim, é possível encontrar algumas folhagens e até flores coloridas que combinam perfeitamente com o espaço.

As melhores alternativas são as espécies que vivem bem em ambientes quentes, úmidos e de pouca luminosidade. Nesse sentido, as plantas nativas das matas tropicais, que ficam escondidas debaixo das copas das árvores, são as que mais se adaptam com facilidade.

Entre as espécies de pequeno porte, estão as avencas, marantas, samambaias ptéris, violetas africanas, calanchões, heras, plantas mosaico, caládio, aspargo rabo-de-gato, os lírios e os antúrios, também conhecidos como flor-do-Jorge-Tadeu.

Proveniente das florestas úmidas colombianas, os antúrios são opções coloridas e com folhas ainda mais resistentes, sendo uma opção duradoura para os banheiros que têm pouca incidência de luz.

Já os lírios, em especial, são a melhor opção para quem deseja, além de embelezar a aparência do local, enchê-lo de perfume. Esta planta costuma produzir flores grandes e de pétalas perfumadas que proporcionam um ar agradável, próprio de jardim, para o seu banheiro. Uma dica para aumentar a durabilidade das flores e evitar possíveis crises de alergias, é cortar os grãos de pólen que ficam no meio das pétalas.

Se o objetivo for incrementar a decoração com plantas maiores, entre as espécies que mais combinam e se sobressaem no banheiro, é possível destacar a palmeirinha chamaedorea (que ajuda na ventilação graças às suas folhagens), a renda portuguesa, comigo ninguém pode, costela de adão, peperômia e a conhecida espada de são Jorge.

Vale lembrar que as plantas que ficam dentro de casa precisam de borrifadas de água para continuarem vigorantes, algumas espécies precisam também de regas e outros cuidados básicos para terem maior durabilidade.