Locação Mercado

Seguro-fiança se destaca como garantia de pagamento para aluguel

Quem aluga imóvel tem o direito de exigir alguma forma de garantia de pagamento. Entre as opções disponíveis, seguro-fiança aponta crescimento expressivo quando o assunto é a escolha de locatários. Outras duas possibilidades de garantia são o fiador e o cheque caução.

De acordo com dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o fiador ainda é a escolha mais popular entres os locatários. A tendência apresentada, no entanto, diz que muito em breve o seguro-fiança ultrapasse esses números.

Só no mês de setembro de 2012, a preferência pelas garantias de pagamento ficou divida em:

– uso do fiador, que apareceu 48% dos contratos analisados pelo Secovi-SP;

– uso de cheque caução depositado antecipadamente, que esteve presente 32% dos contratos;

– a aquisição do seguro-fiança, que marcou presença em 21% dos contratos.

Além disso, a afirmação do Secovi-SP é comprovada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), cujos dados revelam um aumento de 25% no volume de apólices de seguro-fiança, entre janeiro e maio de 2012, comparado ao mesmo período de 2011.

A tendência é que, muito em breve, o seguro-fiança se torne a opção favorita dos locatários | Via: Flickr.

Entre as razões para o crescimento da demanda em busca da modalidade, a maior independência na negociação se destaca como o principal fator de interesse por parte dos inquilinos. Isso porque recorrer ao seguro-fiança significa não precisar correr atrás de alguém disposto a garantir o cumprimento do pagamento das parcelas do aluguel. Ou seja, a opção evita que o locatário tenha que expor sua vida particular e situação financeira a terceiros.

Complementando esta noção de independência, o seguro-fiança proporciona ainda outras comodidades a quem pretende alugar imóveis. Uma delas, por exemplo, é a opção de serviços residenciais adicionais, como chaveiro e outros.

Além dessas três modalidades, é válido ressaltar ainda que o proprietário que deseja ofertar seu próprio imóvel para locação tem ainda a opção de não exigir nenhuma espécie de garantia de pagamento. A prática, porém, não é muito comum, já que a principal intenção em casos de aluguel é sempre a obtenção segura de lucro e renda mensal.

Fonte: Terra